quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

FALANDO & SÉRIO - Do meu tempo


Essa outra imagem panorâmica da cidade, que fiz questão de ir buscar no Facebook de minha amiga Ilkinha, mesmo que um tanto desfocada, é também muitíssimo interessante. Cheguei a comprar alguns exemplares desses postais na TIPOGRAFIA juntamente com outras preciosidades, mas, infelizmente, não os encontrei.

Essa foto, ao contrário de outra que recentemente foi postada também aqui no BLOG, talvez em circunstância da época, esteja sendo um pouco mais fácil, pelo menos pra mim, de ser ESMIUÇADA.

De imediato, o que chamou minha atenção foi a beleza da floração daquela árvore CASSIA-ROSA ali na Praça Daniel Sarmento, que ocorre, religiosamente, em determinado mês do ano. Com certeza, deduzimos então que estaríamos no mês de outubro do ano aproximado de 1973. Mas, por que 1973? Primeiramente, podemos observar com bastante nitidez a locomotiva e seus vagões que estariam passando pela cidade. Pelo que consta, a Ferrovia encerrou suas atividades aqui na terrinha por volta de 1975.

Outro fato interessante, e que se percebe com certa dificuldade, é a terraplenagem daquele terreno ao lado da capelinha de São Jose, terreno este que estaria sendo preparado para a construção da Escola Estadual Gabriel Archanjo de Mendonça (Polivalente). Exatamente naquele mesmo período, para esse local me dirigia nos finais de semana, juntamente com o saudoso amigo Zé (irmão da Nely) levando na sacola um maço de cigarros e um velho radinho de pilhas. Ficávamos sentados naquelas imensas pedras, que estariam sendo usadas na construção da referida escola, proseando, escutando a Rádio Mundial AM, curtindo o entardecer juntamente com o belo visual de nossa até então pacata e tranquila São João. Se não estou enganado, essa imagem foi captada mais ou menos em outubro 1973.

Já em primeiro plano, e podendo ser visualizado com mais facilidade, vemos os prédios de nossa eterna Fábrica de Tecidos Sarmento e da Estação Ferroviária.  Vejam o detalhe do pé de manga no terreiro onde morava nosso cantor e guitarrista Dalminho, que, na época, residia na casa anexa ao prédio da Ferrovia.

Fazendo uso do zoom, podemos obsevar a edificação de nossa antiga cadeia (tínhamos cadeia!) tendo ao lado o prédio do Cine Rádio, que naquela época, funcionava como sede social do Clube Operário.  

Já na Praça Barão do Rio Branco, vemos as edificações da Cooperativa de Leite (hoje Banco do Brasil) e o Bar do Laerte que funcionava naquela esquina bem ao lado do Hotel Monte Castelo. Deste bar, vinham os maravilhosos salgadinhos que comíamos nos intervalos dos bailes, quando estávamos tocando no Operário.

Quase que congelados no tempo, podemos visualizar ainda, a piscina do Botafogo e o prédio do Grande Hotel, sendo este último a atual Comunidade Cristã Evangélica.

Observamos também em primeiro plano, e com bastante clareza, o imenso galpão da antiga Fábrica de Calçados Dragão, lugar no qual será construído em breve um belo e moderno shopping.  Acho que ficaria “CHIQUÉRRIMO” se houvesse a possibilidade de se preservar a fachada antiga, mesclando de maneira harmoniosa, o clássico ao contemporâneo.

Interessante que somente agora fui perceber que aquele prédio da Gedan, ali no encontro da Duque de Caxias com Barão de São João Nepomuceno foi, por um bom período, o edifício mais alto da cidade.

Para terminar, gostaria apenas de saber qual o motivo de ainda estar aceso o semáforo da linha férrea frente ao Bar Central, já que trem acabou de passar. (Risos).

Crônica: Serjão Missiaggia
Foto: Facebook da Ilka Matta Gruppi 

3 comentários:

  1. Guardo este cartão postal com muito carinho, pois amo esta vista da cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ilkinha. Você, como pitombense, sabe como essas imagens traduzem-se em emoções pra todos nós.

      Excluir
  2. Suas informações da nossa querida São João são valiosíssimas. Esta é a cidade onde cresci e vivi.
    "Eu conheço cada palmo desse chão , é só me mostrar a direção..."
    Pena que tudo já está tão diferente. Mudei-me daí exatamente nesta época (1974)

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL