segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

CASOS CASAS & detalhes




A rua abordada hoje, a primeira do ano, é a Zeca Henriques, que já foi avenida, e guarda algumas recordações, como o local onde funcionou o Banco do Brasil, o centenário beco da Casa Leite, e o muro do Mangueira, cujo portão era aberto nos inesquecíveis baiões.

Andando por essas ruas é como se encontrássemos velhos amigos, pois a maioria dos vultos que estão naquelas placas eram parentes ou afins.  O Coronel Zeca Henriques, por exemplo, era neto do fundador Domingos Henriques de Gusmão, e conseguiu realizar o sonho dos irmãos Dr. Carlos Alves e Dr. Augusto Glória: implantar o abastecimento de água e a rede de esgotos na cidade.

Zeca Henriques, prefeito do município de 1908 a 1912, faleceu em 1921 aos 56 anos, sem ver outro Henriques, Agenor Henriques Soares substituí-lo duas décadas depois no cargo de prefeito.  Agenor era casado com Dona Zita, filha mais nova do Coronel José Braz, nosso velho conhecido que, por sua vez era filho do Capitão Braz, e pai do Dr. Péricles Mendonça, casado com uma prima, a Dona Judith Mendonça.

Como se vê, muitos casos foram contados, mas muitos há ainda para contar.  Aguardem!

Fotos: Serjão Missiaggia (morador da Rua Zeca Henriques)

Texto: Jorge Marin 

2 comentários:

  1. Essa primeira foto da Rua Zeca Henriques ficou espetacular. Pelo fato de ter frequentado muito a casa do Serjão, eu me sinto um pouco morador da rua também. E é por isso que gostaria de registrar uma observação: que coisa horrível é esse muro do Mangueira com essa quantidade de cartazes publicitários caóticos! Agride a paisagem urbana e é feio que dói!

    ResponderExcluir
  2. De fato, quase não reconheci a rua onde cresci e vivi até me mudar da cidade, por causa dessa quantidade de cartazes publicitários. O MURO FICOU HORRÍVEL! DEU UMA IMPRESSÃO HORROROSA DA RUA E DA CIDADE, É CLARO. Ah, querida cidade garbosa , onde estás? Onde ficou?

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL