quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

FALANDO & SÉRIO (de novo!) : NOSSAS ÁRVORES


Em setembro passado, publiquei aqui no BLOG uma matéria sobre NOSSA ÁRVORES.  Hoje, sentindo esse calor SUFOCANTE aqui na cidade, lembrei da árvore que existia aqui em frente à minha casa, e não apenas dessa árvore em particular, mas dA ÁRVORE, este ser tão especial que, muitas vezes, passa despercebido ou esquecido por nós.  O momento é propício a relembrarmos aquelas palavras...

Por sinal, esta minha ideia ”cidadaniesca” que já vinha amadurecendo há algum tempo, acelerou diante da tristeza que senti ao sair pela cidade no último verão para fotografar para o BLOG. Estranho falar nisso agora e justamente numa época de temperaturas amenas, mas será fácil constatar o que digo bastando apenas, principalmente neste período de calor, deixarmos o ar condicionado de nossos carros de lado e sairmos por instantes, andando por determinadas ruas.

Confesso que foi bastante desconfortável caminhar por algumas delas, tal a claridade e falta de abrigo natural. Da mesma forma e não menos desagradável, foi também não poder estar diante de uma paisagem em que houvesse um pouco mais de VERDE e SOMBRAS. Lamentavelmente, ao longo dos anos e por motivos diversos, muitas de nossas árvores foram ABATIDAS e sem nenhuma reposição (o certo seria ter replantado duas no local) enquanto pouquíssimas foram plantadas. Dou como exemplo a Praça Carlos Alves, onde perdemos três CASTANHEIRAS e um COQUEIRO IMPERIAL. Hoje, sinceramente, sinto falta do VERDE e SOMBRA naquele local. Asfalto, juntamente com concreto, forma ingrediente perfeito para se armazenar calor e todos nós sabemos que a temperatura global vai subindo a cada ano. Alguns defendem que tudo não passa de um fenômeno em nível local (construções, desmatamentos, impermeabilização do solo etc), mas, independente do que for, nossa terrinha, de uns tempos pra cá, vem caminhando SORRATEIRA  e proporcionalmente aos fatos, ou seja, aquecimento x perda de arvores.

De qualquer forma, independente de uma explicação científica plausível, por que não nos anteciparmos aos fatos e começarmos a estimular uma REARBORIZAÇÃO CONTÍNUA de nossas ruas, tentando assim, recuperar num breve período de tempo, pelo menos um pouquinho do tão precioso ACONCHEGO VERDE.  Quem sabe até fazendo algumas parcerias (sinceramente não sei se isso seria possível), que poderiam fornecer e indicar mudas apropriadas para área urbana, principalmente para nossas estreitas ruas. Seriam espécies de pequenas COPAS e RAÍZES não tão agressivas  que, entre outras, não prejudicassem a rede elétrica, o esgoto e a iluminação pública. Um bom exemplo são aquelas PEQUENINAS ÁRVORES AO LADO DO CENTER MODA, sendo que as de maior porte seriam muito bem-vindas em nossas Praças e Jardins.

Na próxima quarta: PLANTANDO UMA IDEIA.


Crônica e foto: Serjão Missiaggia

2 comentários:

  1. Parabéns pela boa lembrança de colocarmos mais verdes em nossa cidade e até mais colorido também através das árvores. Como diz o ditado" está reclamando do calor? Plante uma árvore." Gostei muito de sua crônica e foto.

    ResponderExcluir
  2. É curioso como uma coisa assim óbvia precisa ser lembrada. Nossa cidade é um "caldeirão". Se não enchermos nossos espaços com árvores e sombras, vamos cozinhar aqui dentro.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL