quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

FALANDO E SÉRIO (de novo!) - Plantando uma Ideia


Mostramos, na semana passada, que a preocupação com as árvores não é um modismo, não é ecochatismo.  É, sim, uma questão de sobrevivência.  Mas, como comentou uma leitora, tudo tem que começar aos poucos, lançamos uma ideia.

Cada morador seria convidado a participar do plantio e, posteriormente, ser responsável pela árvore que viesse a ser plantada próxima à  sua residência. Seriamos uma espécie de padrinho e sentinela daquela referente a nós. Para isso, acho até que deveríamos dar preferência às crianças e, se possível, com uma prévia CONSCIENTIZAÇÃO nas escolas. Com absoluta certeza, nossos filhos e netos serão eternamente gratos, e as gerações futuras não correrão o risco de ter que pagar um alto preço por um erro do passado.
Mas, se ainda existem algumas de nossas ruas precisando ser arborizadas, posso dizer que, felizmente, a maioria de nossas praças, talvez em circunstância de um DECRETO MUNICIPAL, vindo a tornar IMUNE DE CORTE nossas lindas e majestosas ACÁCIAS RÓSEAS, ainda podemos conviver com o frescor de belas sombras. Mas, se fôssemos enumerar quantas já se foram... Por sinal, como faz falta aquele lindo FLAMBOYANT da pracinha do Fórum! Interessante comentar sobre o “FRIO” de uma praça, quando o assunto é CALOR. Acabei de me lembrar também daquela majestosa árvore ao lado do Democráticos. Quem viu e se deliciou com a beleza e o frescor de sua enorme sombra, jamais esquecerá e saberá do que estou dizendo.

E por que não dizer também das folhas secas caídas ao chão, ou voando pelas calçadas ao sabor do vento? Elas não poluem, não cheiram mal, são fáceis de varrer e muito menos levam cem anos para se decompor.

As árvores dão beleza e harmonia em qualquer lugar. Fazem a vida mais agradável, tranquila, feliz e relaxada e, como havia dito anteriormente, representam um rico legado para aqueles que virão.

Não há e jamais haverá algo que substitua o santo frescor da sombra de uma arvore. Interessante que essa tecnologia tão perfeita criada por nosso Deus supremo, além de não gastar energia elétrica e ser inteiramente grátis, é um colírio para os nossos olhos, frescor para o nosso corpo e equilíbrio para nossa alma. 

Finalizando, gostaria de lembrar Rubem Alves quando diz: “QUEREM ME PRESENTEAR NO ANIVERSARIO? PLANTEM UMA ARVORE”!

Crônica: Serjão Missiaggia

4 comentários:

  1. Precisamos enraizar o hábito de proteger e plantar árvores, e semear este hábito nas novas gerações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Sylvio, sabemos que você adotou esta ideia aí em Juiz de Fora, e, como era de se esperar, o hábito floresceu.

      Excluir
  2. "sai semeador, parte... prepara... levando contigo tudo o que tens ...."
    Serjão , você é um semeador... não só de árvores, mas de idéias... Que maravilha seria se as pessoas certas lessem suas crônicas e pusessem em prática suas idéias. Nossa cidade estaria bem melhor e seu povo mais satisfeito. O bom governante é aquele que de fato se ocupa com o que de fato deve ser ocupado. Espero chegar a ver políticos assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Mika, parece que a palavra IDEALISMO está ficando cada vez mais incompatível com a carreira política, hoje associada com: compadrismo, revanchismo, intolerância e egoísmo. É uma pena. A parte boa é que os jovens já estão começando, aos poucos, a perceber isso.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL