segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CASOS CASAS & detalhes




Essas fotos trazem duas lembranças: a primeira é da nossa saudosa Rua dos Estudantes, cuja criação é contada pelo Doutor José de Azevedo na sua série de crônicas "A história de minha rua".  Segundo o brilhante, e divertido, magistrado, a rua foi criada na véspera do Dia do Estudante no ano de 1938, quando uma comitiva de barulhentos alunos de São João e Viçosa foi bater à porta da casa do então prefeito - farmacêutico Agenor Henriques Soares (do qual falamos aqui mesmo na semana passada) - que, num ato de pura ousadia, como convinha à ocasião, decretou a mudança do nome do logradouro para Rua dos Estudantes, bem como a instituição do dia 11 de agosto como feriado municipal.

A segunda boa lembrança é o Professor Gabriel Archanjo de Mendonça, atual patrono da rua.  O Professor Biel era um artista: pintor, poeta, carnavalesco, além de excelente mestre.  Em 1971, quando recebi a incumbência de ser o orador de minha turma na formatura do Ginásio do Sôbi, fiquei muito feliz, principalmente porque nosso paraninfo seria o Professor Biel.  Talvez tenha a minha primeira "postagem", já que homenagearia meu professor preferido e seria lida na festa, perante todos os alunos, familiares e professores.  Já com as aulas encerradas, o discurso ainda recebeu a correção atenta e econômica de Dona Glorinha Torres.  Até que recebemos a notícia do falecimento do mestre.  Guardei o discurso em uma gaveta.  Jamais o li.

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL