segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CASOS CASAS & detalhes



2014 é o ano do SESQUICENTENÁRIO DE DANIEL SARMENTO!

Se podemos dizer que existe um herói sanjoanense, tenham certeza de que esse é O CARA.  Vindo da vizinha Rio Novo, foi telegrafista da Estrada União Mineira e agente da estação de Filgueiras.  Com vinte e poucos anos, iniciou aqui em São João um empreendimento comercial revolucionário: a Casa Sarmento, que oferecia produtos, armarinhos e outros a preços BAIXÍSSIMOS.  Sua estratégia?  Vender somente A DINHEIRO.  Com isso, obteve imenso sucesso, atraindo “fregueses” de muitas cidades vizinhas.

A loja do Daniel ficou tão famosa que a rua na qual se localizava ficou conhecida como a RUA DO SARMENTO.  Alguém conhece?

Com 29 anos, idade em que hoje muitos adolescentes tardios estão entregando suas cuecas para as mães lavarem, o empresário Daniel Sarmento fundava a Fábrica de Tecidos Mineiros, embrião da nossa COMPANHIA FIAÇÃO E TECIDOS SARMENTO, no início presidida pelo nosso Coronel José Brás e, no ano oficial de sua fundação – 1905 – comandada por outro ilustre sanjoanense, o Dr. Carlos Alves.

Daniel Sarmento recebeu, por graça do Dr. Augusto Glória, em 1901, uma honraria que poucos receberam aqui em São João, o nome de um logradouro ainda em vida: a nossa gloriosa PRAÇA DANIEL SARMENTO, justa homenagem a um homem que mudou a história do município, de “roça” para cidade.

Por ironia do destino, o empresário veio a falecer sete anos depois, em 1908, com apenas 44 anos de idade, vítima de uma uremia, segundo relata nosso historiador José de Castro Azevedo.  O busto que hoje existe na praça foi inaugurado pelo Dr. Péricles de Mendonça em 1915.

A praça, homenagem a Daniel Sarmento e um verdadeiro PRESENTE para a cidade, sempre foi linda, tendo, no princípio, um gradil a contorná-la e belíssimos bancos de ferro da famosa Fundação Indígena do Rio de Janeiro, e seu inesquecível repuxo central.

Preocupado com o descaso com a praça, o prefeito Agenor Henriques Soares entendeu-se com a administração da fábrica, retirou o gradil, entregou-a à população sanjoanense e assumiu a responsabilidade do poder público municipal pela sua manutenção, o que vem sendo feito até hoje, às vezes mais, às vezes menos atentamente.

Seja o que for, a PRAÇA DANIEL SARMENTO foi, e será sempre: homenagem a um herói, cartão postal da cidade e presente para o povo.  Que assim seja!

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

6 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo texto, que se traduziu numa verdadeira aula.
    Por que não mantê-la como sempre foi ao revitalizá-la? Se pensarmos bem, é a única Praça da cidade, que juntamente com seu entorno, conserva o romantismo e a historia da Garbosa. Este moderno projeto apresentado, até que cairia bem numa possível reforma de outras Praças da cidade.
    Nostra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, o texto é informativo, mas as fotos é que são um apelo, irresistível, à manutenção da forma da praça. É preciso ser muito insensível para mudar essa maravilha.

      Excluir
  2. Gostei da aula de História!
    Pitomba é cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos aprendendo isso no http://historiasylvio.blogspot.com.br/ .

      Excluir
  3. Belíssimas fotos, texto excelente.
    Revendo estes cenários , viagei no tempo por muitos anos atrás.
    Lindas recordações.( Saudades )

    ResponderExcluir
  4. Esta praça não pode desaparecer nunca. Linda, romântica e emblemática. Ela é São João.
    Bom conhecer nossa história. Quando se conhece, valoriza-se mais.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL