domingo, 20 de novembro de 2011

RELEITURAS: O PRINCÍPIO DO INÍCIO 4

Os Cobrinhas arrasando!

São João Nepomuceno, 19 de novembro de 1971, sexta-feira (oba!)

Sexta-feira, normalmente, a gente ficava até mais tarde na rua.
Hoje é Dia da Bandeira e nas televisões e nos jornais só se fala em ordens do general Geisel ou homenagem do Presidente Médici, além de propagandas de forte cunho nacionalista nos jornais: Coopersucar, Banco do Brasil e outras falam do pavilhão nacional. Hoje, poucos se lembram até que a bandeira tem dia.
A cena urbana sanjoanense mesclava lojas (como: A Brasileira, Tipografia, O Guri, Americana, Casa Leite) e os bares Dia e Noite e Floriano, onde todos se cumprimentavam e tomavam um café, ou uma cerveja.
O futebol vivia de saudades: as torcidas de Mangueira, Botafogo e Operário, lembravam os clássicos inesquecíveis, e torciam pelos times do Rio: o Botafogo era a base da Seleção Brasileira, mas perdeu o título carioca, com um gol roubado no último minuto.
Impossível falar do Botafogo sem voltar ao assunto, que já está ficando chato, do Brito. Ontem, o Supremo Tribunal Federal deu um parecer sobre esses casos de empregado impedido de trabalhar. O Botafogo pretende entrar com um recurso, e fala-se até em um possível indulto de Natal que o Presidente Médici poderia conceder, devido ao fato do Brito ter sido tricampeão mundial. E domingo tem Botafogo x Grêmio.
A Rádio Mundial AM era a onda do momento, e o grande sucesso eram as músicas internacionais. O LP (alguém se lembra do vinil?) Explosão Mundial era um grande hit: o lado A começava com There’s no more corn on the Brasos, depois vinha Mammy Blue, Imagine, You’ve got a friend, A poor mans e Joy. O lado B começava com Summer’s holliday, e depois Pop Concerto Show, World champion fool, Rain e Soley soley.
Os grupos musicais, presentes em todos os bailes de formatura e debutantes, eram os Solfas, TNT e CBV, enquanto a prata da casa, os grupos locais, eram Os Cobrinhas e Som Livre, comandados, respectivamente, pela Neli Gonçalves e pelo Sebastião Cri-Cri.
Epa, vou pra casa mais cedo, porque na TV Globo tem Sexta-feira Nobre e hoje o show é com a Elis Regina. Será que ela vai cantar Estrada do Sol?

(Crônica: Serjão Missiaggia / Adaptação: Jorge Marin)

2 comentários:

  1. Vc precisam de contar alguma historia destes meninos ai da foto "Os Cobrinhas"

    ResponderExcluir
  2. Olha, uma sugestão: Poderia marcar uma data festiva ai em SJN e fazer um encontro desses conjuntos da epoca( Os Cobrinhas/Som Livre/ Pytomba/Ita.....e deve ter tidos outros) e fazer uma festa beneficente e ajudar alguma instituição.
    O que vc acham da ideia????

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL