quarta-feira, 3 de julho de 2013

CONVERSA FIADA


Ainda sobre as manifestações.  Um amigo se preocupa: começam a surgir vítimas inocentes.  Sei disso: meu compadre, tentando cumprir seu trabalho antes que uma avenida fosse interditada em Conselheiro Lafaiete, teve seu caminhão apedrejado.  Um menino foi baleado por engano em Santa Luzia.  Coisas desse tipo, tudo muito triste.

Verdade seja dita: antes das manifestações, vítimas inocentes também tombavam...  Nas filas de espera dos postos de saúde sem médico, nas esquinas da periferia dominada pelo tráfico, nos apartamentos solitários de aposentados com seus salários aviltados.

A diferença é que, no segundo caso, nada disso é noticiado.  É normal.

É normal viver assim com sobras, com esmolas, com caridade.  E, das migalhas de um sistema que, até o momento em que estou escrevendo esta crônica, arrecadou R$ 793.934.773.926,18 !

Assusta ver muitos aventureiros e loucos (muitos até contratados) quebrando e arrasando tudo.  Mas assusta muito mais uma presidenta dizendo que vai fazer um plebiscito.  Um plebiscito pra quê?  Será que não está muito claro que o povo JÁ disse NÃO?

NÃO à situação atual, aos desmandos, à corrupção, ao clientelismo político.  Enfim, à conversa fiada!!!

E assim, entre o medo de uma pedrada e o horror do SUS, vamos levando a vida.  É claro que não desejamos o caos e as manifestações fanáticas que, por exemplo, levaram Collor ao poder.  Mas também não queremos a conversa fiada, o blá-blá-blá, o atestado de idiotice cívica.

Um amigo pitombense defende a ideia de uma lei propondo a proibição da reeleição em TODOS os níveis no país.  Já seria um bom começo.  E que esse projeto seja votado no Congresso, com voto aberto e transmitido pela TV Globo.  Quem sabe?

Ah, aquele valor dos impostos já bateu a marca dos R$ 793,960 trilhões.

Crônica: Jorge Marin

2 comentários:

  1. Concordo com seu texto, Jorge. Apenas relembro que a Globo enriqueceu na "ditadura militar", graças ao explícito apoio à ditadura, principalmente via Jornal Nacional (uma farsa).

    Durante o movimento das "Diretas Já", enquanto a imprensa impressa (menos revista Veja, outra mentira) noticiava o movimento popular no país; notícia alguma saía na Globo.

    E quem elegeu Collor?... O jornal Nacional, em matéria manipulada na véspera da eleição, "venerando" um político bandido, e que ainda está no congresso (como Sarney, outro bandido).

    Paulo Maluf, condenado pela justiça e política, vive livre e apoiado por "elite burguesa" que domina o Brasil e a escravidão do povo brasileiro, desde o Império.

    Roberto Jefferson, braço direito do governo Collor, inventou o "mensalão" (também provável criação dessa "elite política" burguesa).

    Pergunto: Quem matou P.C.Farias?... Quem matou o irmão do Collor que denunciou a farsa daquele governo (onde Roberto Jefferson era o poderoso); quem matou João Goulart; quem matou Juscelino Kubitschek... etc de mortos?...

    Os jovens que fazem número em passeatas e manifestações, graças às redes sociais da internet, poucos sabem das perguntas acima (e que ainda não há resposta aceitável): "Ah!... estou aqui por ser convocado em rede social, e é bacana participar" (li isso em declaração de manifestante).

    Porém, muita gente "presente", e nas "badernas" das manifestações, é paga por coisa oculta na história brasileira, via elite política burguesa.

    Enfim, essas manifestações populares, provavelmente, são orquestradas por grupos que nunca saiu do poder, mesmo perseguindo, matando, roubando, etc.

    E, infelizmente, hoje o jovem tem muita informação tecnológica; porém, parece que falta consciência política (posso estar enganado, mas acho que a maioria é direcionada por sociedade de consumo: "aparência"; e não " conteúdo", "diversão"; e não "cultura"...).

    Aí, manipulados pela internet, participam sem saber por qual motivo (e não protestam contra Sarney, Collor, Maluf, Jefferson, etc); mas "democracia", que é importantíssima; e se há “merda” no poder, foi eleita pelo voto popular de gente que também participa de protestos.

    Então, voto nulo favorece o bandido. Por favor, vote tentando acertar em político que exerça o poder público, como empregado do povo que nele votou.

    Mas, infelizmente é a mídia, a propaganda, etc... e agora a internet, que influenciam os votos.

    E como escreveu Carlos Heitor Cony, a própria mídia "perdeu o bonde da história"; e o maior poder hoje é da internet (que parece sem dono - ????...-; mas, é quase certo, tem grupos infiltrados nas manifestações e passeatas).

    Não sou contra as passeatas. Mas também como escreveu Luiz Felipe Pondé, movimentos sem meta definida, delirantes, sem consciência pelo motivo do protesto, etc... são os que fizeram surgir "líderes" absurdos, como Hitler.

    E sabemos que, infelizmente, a história se repete.

    Brandão
    www.cesarbrandao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito lúcido seu comentário, amigo Brandão

      O bom é que, mesmo por vias tortas, algumas atitudes vêm sendo revistas pelos nossos empregados (políticos), como a redução das passagens em várias cidades, o arquivamento do tal PEC37 que favoreceria a impunidade e a prisão do deputado de Rondônia.

      Face ao iceberg de lama que existe, ainda é pouco, mas, se a presidenta Dilma quisesse realmente investir na reforma política, por que não decretá-la via medida provisória? Aí sim, caberia ao povo referendá-la.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL