segunda-feira, 27 de maio de 2013

CASOS CASAS & detalhes




"As mãos estão lavadas / com água e com sabão / podemos merendar / comecemos então / Merenda bem sadia..."  Cantávamos, era o ano de 1964, e íamos para as nossas salas, não sem antes ir na "fila da caridade" onde nossa diretora, Dona Terezinha de Almeida, incentivava a doação de frutas e legumes para a esperada hora da merenda.

Sorridentes, cheias de esperança e atenciosas, lá iam também nossas mestras, construtoras das nossas vidas: Reneé, Maria Ângela, Alicinha, Maria Martha, Maria Helena e tantas outras...

Era um tempo bom: as coisas eram chamadas por seus nomes reais, todo mundo até brigava pra ser honesto, professoras ensinavam, alunos aprendiam, pais davam exemplo, filhos obedeciam, olhávamos para o céu... e lá tinha um Deus.  Saudades do Grupo Escolar Dona Judith Mendonça!

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

5 comentários:

  1. Como é bom ver a escola que estudei toda reformada!!! Lembro-me muito bem da diretora Dona Terezinha de Almeida Isbele que irradiava muito amor e dedicação aquela casa. Como não lembrar da primeira professora Dona Creuza Mendonça Zampa que com todo carinho conduzia a turminha e com gestos simples marcou minha memória, que nos dias quentes trazia de sua casa uma jarra com aguinha geladinha para seus aluninhos para se refrescar...Depois veio Dona Alicinha e Dona Martha, até que no último ano houve a substituição entrando Ângela Márcia A. Fecuri que apaixonou todos nós ...E asssim o ciclo se fechou "ADEUS QUARTA SÉRIE ". Ficou para tras saudades dos desfiles comemorativos que eram lindos, apresentações , da cantina e porque não lembrar de Dona Marisa , das vacinadas e cuidados tão bem realizados pela Dona Terezinha tia de Manoel Fernando, Dona Vilma uma simpatia de professora e Dona Divinha que mãezona principalmente quando estava tomando conta da turma enquanto fazíamos prova e caso havia alguma dúvida não resistia e ajudava a todos seus filhinhos.
    Adorei recordar!!!!
    DORINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Dorinha, por completar a lista. E não vamos também nos esquecer do nosso inesquecível porteiro, o sr. Nilo, aquele mesmo que tocava tuba na Banda 16 de Maio. Como se vê, nosso Judith Mendonça ocupa um lugar especial na memória de todos que lá estudaram.

      Excluir
  2. Saudades de D. Creuza, D. Delizete, D. Alicinha, D. Maria Angela e muita saudade da "SEMPRE DIVA", D. Divinha. Só tenho que agradecer a infância maravilhosa e saudável que tive, a essas verdadeiras educadoras, que ao contrário do que se vê nos dias de hoje, nos ensinaram com carinho e respeito, com total dedicação e amor a profissão, só nos deixaram saudades de uma época em que era delicioso ir para a escola. Lamento profundamente, por meus filhos, no futuro, não conseguirem boas lembranças da melhor fase de suas vidas, passada numa sala de aula, hoje mais conhecida por eles como "sala de tortura", onde só se ouve gritos e humilhações, como forma de educar e impor a ordem. Essas educadoras acima citadas, de altíssimo nível, são dígnas sim, de altíssimos e dígnos salários, e são merecedoras de todo o nosso carinho e respeito.

    ResponderExcluir
  3. Lu, obrigado por lembrar da Dona Divinha, presença encantadora no nosso Judith Mendonça. Percebo que ocorre uma mágoa quando você compara as nossas professoras com as dos seus filhos. Quando isso acontecer, conte pra eles as "nossas" histórias, mostre como víamos as escolas pois muito do sofrimento deles (conosco também já foi assim) vem da nossa própria inquietação. O meu filho pequeno adora as histórias da minha escola, e eu adora contar.

    ResponderExcluir
  4. Alguém tem o telefone de Dona Creusa Mendonça Zampa? Estamos programando uma ida a São João Nepomuceno para revê-la e gostaríamos de avisá-la. Mas, só temos o endereço. Gostaríamos do telefone.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL