quinta-feira, 16 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE SÃO JOÃO: PARABÉNS PRA VOCÊ PRA NÓS!



Não.  Não é 1º de abril: hoje é mesmo aniversário de São João Nepomuceno.  De verdade!

E em todos nós, sanjoanenses, bate esse arrepio, essa sensação boa, esse orgulho de pertencer a uma terra tão abençoada.

Na verdade, de santidade, São João só tem mesmo o seu padroeiro.  Aqui somos terrivelmente humanos.    Apaixonamo-nos, uma vez, no baile do TROMBETEIROS, e, de novo, na mesma noite, no DEMOCRÁTICOS.

OPERÁRIOS, descemos uma Avenida Carlos Alves cada vez mais fashion, e subimos por trás da Fábrica para... sei lá o quê.

Para completar, chegamos à Praça da Estação, onde, aí sim, a galera BOTA FOGO.  E só vamos nos arrepender mais tarde, na Praça Carlos Alves, tomando um caldo no Bar Central, ou pegando um pão quentinho na Padaria do Cruz.

Para que não pensem mal de nós, temos também nossa porção anjos.  Que se mostra feliz na paz da Rua Guarda-Mor Furtado, subindo o Largo da Matriz, onde, pertinho do céu, somos crianças outra vez.

Pensando bem, nossa cidade não é exatamente um local.  Está mais para um estado de espírito.  Ser sanjoanense é sinônimo de GENTE BOA.  Com raríssimas exceções, todo conterrâneo que encontramos, seja na Rua do Sarmento, no Calçadão da Avenida Atlântica ou na porta do Louvre, sempre vai abrir aquele sorrisão e, num mineirês impecável, disparar:
- E AÍ, BELÊZ?

Por falar em belêz, nossa meninas, curtidas nas “praias” do Country e do Campestre, são assunto no Brasil inteiro.  Quando a gente fala SOU DE SÃO JOÃO, impossível não ouvir: TERRA DE MULHER BONITA.

E assim, anjos e humanos, crianças e marmanjos, vamos desfilando pelos dezesseis de maio da vida.  Na alegria e na leveza, na saúde e na beleza, dessa garbosa – e incrível – cidade!

Crônica: Jorge Marin
Foto: Serjão Missiaggia  

4 comentários:

  1. Este texto está de arrepiar. Bom demais!...
    Vocês estão ótimos.
    Parabéns, minha São João querida e parabéns pelo trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Mika. São João tem esses paradoxos que sempre me intrigaram. Acho que é herança do nosso padroeiro: nem o mais imaginativo autor de novelas poderia criar uma história tão repleta de emoção, mistério, ciúme, vingança e heroísmo quanto a do nosso Jan Nepomucký. Por isso é que, às vezes, parecemos cordatos quando, na verdade, somos discretos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei e parabéns pelo artigo. É isso aí. Nada de 1o de abril e sim 16 de maio. Afinal, a mentira (lembrando:primeiro de abril é o dia da mentira)nunca é bem vinda, não é mesmo?
    Inês.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Inês. No entanto, o 1º de abril aí é só uma brincadeira, pois entendemos que, historicamente, a fundação deu-se mesmo em 1º de abril de 1841. Mas a comemoração deverá ser sempre no dia 16 de Maio. É a nossa tradição, da mesma forma que o aniversário do Mestre Jesus, que deve ter ocorrido em outubro é comemorado em 25 de dezembro, não é mesmo?

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL