quarta-feira, 8 de maio de 2013

FALANDO SÉRIO



BLOG pra quê?  Passados quatro anos, muitas vezes eu e o Serjão nos pegamos fazendo essa pergunta.  Sempre pensamos que a leitura do Blog deveria funcionar como um momento de paz.  Ares do passado, sabem como é.  Afinal, pensávamos, quem quiser notícia ruim, vai se ligar nos noticiários de TV.

Mas... há um momento em que não dá mais para rir, nem sequer sorrir.  Vendo, mesmo sem querer, ocorrências que rolam na rede, impossível não se apavorar, não se indignar, ou até pensar em desistir.  Lembram da música PARE O MUNDO QUE EU QUERO DESCER?  Pois é.

Não sei o que é mais atroz: a dentista queimada viva?  As escravas sexuais de Cleveland?  O uso indiscriminado e acintoso de crack debaixo de nossas janelas?

Sei que o ser humano é capaz das piores barbaridades, mas a coisa vai se tornando tão caótica que o simples fato de sair na rua parece estar se tornando uma aventura.

Ainda assim, eu saio.  E vou comprar umas balinhas (doces) nas Lojas Americanas.  Chegando  lá, encontro a gerente muito atarefada com um trabalho, segundo ela, interminável: colocar de volta nas gôndolas as mercadorias que as pessoas vão tirando e colocando em outros lugares.  Alguns chegam a abrir potes de creme hidratante e... jogam no chão para outras pessoas escorregarem.

Quando eu era vicentino em São João Nepomuceno, uma frase, colocada em destaque junto à mesa de reuniões das conferências, provocava muita polêmica: SE OS MAUS NÃO SÃO BONS É PORQUE OS BONS NÃO SÃO MELHORES. 

Menino ainda, não fui na época capaz de opinar, mas, vendo hoje o caos urbano e educacional, consigo entender um pouco o sentido da frase.  Se nós, que nos achamos “bons”, somos capazes de ofender severamente nossos entes mais queridos (pais, filhos, esposos, avós), o que esperar das pessoas sabidamente perversas e antissociais?

Não estou dizendo que sermos educados e bons cidadãos vai criar a paz no mundo, mas, pelo menos, dentro de casa.  Já é um começo...

Crônica: Jorge Marin
Foto: Hidlight, disponível em http://browse.deviantart.com/art/chaos-170160520 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL