segunda-feira, 10 de setembro de 2012

CASOS CASAS & detalhes




Na semana passada, falamos do Dr. Glória e hoje vamos lembrar o irmão dele que, mais do que político honrado, é considerado herói e mártir: o Dr. Carlos Alves.  No dia 6 de setembro passado, completaram-se 159 anos de seu nascimento.  Num tempo em que é norma geral a decepção com os homens públicos, parece impensável uma obra tão grandiosa quanto a desse prefeito (à época chamava-se agente executivo): pode-se dizer que ele deu à nossa cidade o primeiro perfil de município, tal a quantidade de melhoramentos introduzidos.  Foi grande incentivador da produção agrícola, realizou, ainda no século XIX, as primeiras exposições agrícolas na cidade.  Arrecadou dinheiro para a construção do nosso primeiro Fórum (onde funciona a Escola Dr. Augusto Glória).  Criou nosso primeiro jornal, "O Município".  Após a Lei Áurea, criou uma associação para encaminhar os escravos recém libertos a empregos dignos.  Fundou também o núcleo que leva o seu nome, destinado a abrigar os primeiros imigrantes italianos que aqui chegaram.
Foi depois Senador Constituinte por Minas e, jovem ainda, aos 42 anos, tornou-se vítima da epidemia de febre amarela que assolava o município e que ele enfrentou de peito aberto, tratando os doentes e, por vezes, até enterrando pessoalmente os mortos.
A paisagem retratada aí em cima - da Avenida Dr. Carlos Alves - é uma lembrança que aqueles que serviram o Tiro de Guerra têm retida, para sempre, nas suas memórias.

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

Um comentário:

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL