quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

UMA PRAÇA NOSSA HISTÓRIA


Foi observando o OPORTUNO trabalho de revitalização da Praça Daniel Sarmento (Pracinha da Fábrica), que vem sendo realizado pela Prefeitura Municipal, que gostaria de chamar a atenção, mais uma vez, sobre este nosso PATRIMÔNIO e seu ENTORNO.

Se repararmos bem, juntamente com a Praça do Coronel e o largo da Matriz, trata-se de um dos últimos redutos românticos e antigos de nossa cidade. Olhando com um pouco mais de atenção, percebemos que a referida praça é contornada ainda por alguns casarios antigos, formando um conjunto arquitetônico muito bonito, tendo como protagonistas o imponente prédio da antiga Fábrica de Tecidos Sarmento, construção que, além de manter sua fachada praticamente original, ainda conserva na sua entrada interna, trecho dos pequenos trilhos que serviam de passagem aos trolinhos da extinta estrada de ferro Leopoldina. Lamentavelmente, os poucos metros que ainda restavam do lado de fora, frente ao portão principal, por algum motivo não puderam ser preservados.

Acredito que poucos sabem, principalmente os mais jovens, que nesta estreita passarela, entre gradis da referida praça, existiam trilhos que encaminhavam os famosos trolinhos desde o interior da fabrica até ao ramal principal da referida ferrovia, e que aquele exuberante repuxo da praça com seu verde e os magníficos detalhes em ferro, foi por décadas, o cartão de visita da cidade.
 
Hoje, fico tentando imaginar seu apogeu e de como deveria ser ainda mais bela. Uma viagem no tempo que, devido a tantas transformações, somente nos é permitida hoje através de fotografias. Por sinal, transformações que foram sutilmente, ao longo de décadas, levando sempre um pouquinho de sua originalidade e de nossa história.

Crônica: Serjão Missiaggia

Foto     : Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL