sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

CONSELHOS DE UM VELHO GAGÁ PARA O CARNAVAL


Colegas de time (Botafogo) e adversários políticos, detesto dar razão ao meu amigo Mazola, mas sou obrigado a concordar com uma coisa que ele falou: a gente sabe que está ficando velho quando não consegue mais entender o que está acontecendo.

Meu filho traz uma importante questão: passar o carnaval em São João com a turma, ou viajar com a namorada e a família dela para a praia. Se fosse no NOSSO tempo, a coisa seria fácil: pai e mãe escolheriam sempre a coisa que daria MENOS prazer. Tipo assim: se a namorada fosse feia, eles iriam sugerir a namorada. Se não fosse, eles iriam sugerir uma terceira opção: fazer um retiro espiritual, “não é por nada não, filho” — diriam — “mas é para você começar o ano letivo com a cabecinha descansada”. Sei!

Carnaval sempre estaria fora de questão. O que era um grande equívoco, pois bebíamos tanto naqueles anos dourados que, se a namorada não esperasse a gente na porta do banheiro do Trombeteiros, nem lembraríamos mais com quem estávamos, e sairíamos direto pra folia.

Essa questão do namoro então, é que era uma coisa muito engraçada: se arrumávamos uma namorada bocó, nossos pais davam a maior força e afirmavam que “essa, sim, é pra casar”, e nós com quinze anos de idade. Porém, se chegássemos em casa com aquele “filezin” ou aquele “pãozin” (no caso das meninas), aí a casa caía. Geralmente, a mãe da gente ia levar café com bolo onde estávamos umas trinta vezes na noite. Em compensação, aqueles que curtiam uma ficada com uma pessoa do mesmo sexo podiam ficar tranquilos: os pais até saíam pra novena e deixavam os dois, ou as duas, sozinhos.

É que, naquele tempo, a coisa era muito fácil. E MUITO previsível: homem ficava com mulher, mulher ficava com homem. Se o casal ficasse muito tempo juntos, tinham que noivar. Se noivasse, casavam. Se casassem, não separavam. Hoje é difícil saber se homem fica com mulher e vice-versa. Primeiramente, porque a diversidade de orientações sexuais é imensa. Eu, que sou idoso, respeito todas, mas confesso que tenho uma certa dificuldade em entender alguns conceitos, como trans, bi, pan, a, demi, lith. Todos estes prefixos significam algum tipo de comportamento sexual diferenciado. É igual comprar café em supermercado.

Por isso, penso que é perfeitamente aceitável que um pansexual, por exemplo, possa ficar com um demisexual, embora eu não tenha a MENOR ideia do que os dois vão fazer na intimidade. Aliás, acho que essa é a grande MUDANÇA à qual me referia no início da crônica. Penso que, atualmente, as pessoas se encontram, resolvem ir a um local romântico, que tanto pode ser um motel cafona quanto num provador de roupas da C&A, ou numa plantação de maconha, ou no Parque da Saudade na madrugada de 2 de novembro. Chegando lá, eles decidem o que fazer. Talvez até no cara ou coroa.

Ah, já ia me esquecendo: o meu filho vai passar o carnaval jogando Call of Duty: WWII. Seja lá o que for isso.

Crônica: Jorge Marin
Foto     : still do filme A Gaiola das Loucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL