sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O BLOCO DO EU SOZINHO


Na manhã em que Buda atingiu a iluminação, ele olhou demoradamente para a estrela da manhã e disse: “Eu, a grande Terra e todos os seres simultaneamente nos tornamos o Caminho”.

Você é budista? — me perguntam toda vez que cito essa passagem belíssima. E, nessa pergunta, eu percebo a grande necessidade que as pessoas têm de ME explicar.

Se denuncio uma injustiça social, dizem que sou comunista. Se critico a violência contra uma mulher, é porque sou feminista. Se, além de criticar, cito Jesus e a pecadora do evangelho de Lucas, é porque sou cristão.

Ou seja, você fez isso? Ah, então é porque você é aquilo!

Prestem muita atenção nesse tipo de comportamento, porque ele é extremamente reducionista. Por exemplo: um sujeito estaciona um carro em frente à sua casa às duas da manhã e começa a escutar um funk. Você acorda assustado, vai à janela, reclama. E a pessoa diz: “você é um velho careta!”. Percebem? A pessoa comete um ato de incivilidade, uma violência, uma transgressão. E, no final, diz que o problema É você ser um velho careta.

É por isso que não caio na armadilha de me dizer comunista, humanista, nazista, machista, católico, umbandista ou qualquer outro adjetivo de pertencimento a uma “turma”. Há uma frase de Groucho Marx, citada por Woody Allen no filme Noivo Neurótico Noiva Nervosa que resume o meu sentimento: “Eu nunca entraria de sócio num clube que me aceitasse”.

Ih, agora dancei! Vão dizer que eu sou marxista ou então simpatizante de abusador de crianças, o que, quero deixar claro, não acredito que o diretor americano seja.

Enquanto as grandes escolas desfilam os seus ódios na sapucaí mundial, eu sou só eu no bloco do eu sozinho. Meu samba-enredo é fácil: “quero me perder de mão em mão; quero ser NINGUÉM na multidão”. Será que Klécius Caldas e Rutinaldo, os autores, eram budistas?

Que ninguém nos ouça, mas Klécius era militar. E, antes que a patrulha venha, “quem quiser que sofra em meu lugar”. Bom carnaval a todos!

Crônica: Jorge Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL