quarta-feira, 1 de março de 2017

ESTE AÍ SOU EU NO CARNAVAL... SIMPLES ASSIM!


Foi deparando-me com essa imagem acima, do amigo Sabones, acompanhada dos dizeres que intitulam esta postagem, que, sem nenhuma intenção de confrontar opiniões, e isento de qualquer tipo de conotação política, irei apenas transmitir meu olhar sobre o que foi o carnaval de 2017 na terrinha.

Realmente, seríamos levianos se não reconhecêssemos que a cidade ficou bastante vazia.

Com pouquíssimas exceções, desfrutamos de músicas genuinamente carnavalescas, onde em alguns lugares pontuais, as marchinhas e sambas-enredos foram uma constante. Nada contra as demais tendências, mas acho que cada coisa tem sua hora e lugar.

Tivemos pouquíssimas ou nenhuma ocorrência policial, e isso foi uma grande vitória, principalmente diante de um quadro que vínhamos visualizando nos últimos anos. Se comparado aos carnavais anteriores, foi um ano bastante tranquilo.

Chamou-nos à atenção o retorno de fantasias nos blocos e, mesmo que de maneira ainda bastante tímida, contemplamos a volta de muitas famílias passeando com suas crianças pelas calçadas e praças, isso apesar da chuva.

Na Matriz, mais uma vez, tivemos músicas de qualidade, onde se pôde respirar um pouco do legítimo carnaval. Quem sabe teremos permanentemente a volta dos CLUBES, e poder ver novamente a beleza e o colorido da Pracinha do Coronel com seu vai e vem de foliões. Os bailes infantis ocorreram, com a criançada curtindo e exibindo suas fantasias num ambiente de paz e alegria. Alem é claro, do retorno dos tradicionais desfiles das ESCOLAS DE SAMBA.

RUA NOVA, como era de se esperar, foi novamente um show à parte. Além de sua tradicional programação, entre outros blocos, o BARRIL ali se concentrou e partiu rumo ao clube Trombeteiros, para realizar um empolgante baile fazendo lembrar aqueles bons tempos dos carnavais de clubes. Isso sem deixar de citar a empolgação na RUA DO SAPO e seu famoso e já tradicional bloco, a autenticidade do Bloco da Comunidade da Barra, o Baile da Melhor Idade, Bloco do Tourão, Bloco Flor da Lata na Rua da Mina, Bloco da Bacia, o divertidíssimo Bloco do Ranca Tampa, além de um interessante encontro musical da rapaziada na Pracinha do Coronel. Outros clubes da cidade, como foi o caso do Botafogo também, encantaram àqueles que nos visitaram.

Não poderíamos deixar de exaltar a capacidade de REINVENTAR de alguns dos nossos amigos carnavalescos, verdadeiros baluartes que, por livre iniciativa e amor, foram os verdadeiros heróis da perseverança neste carnaval. De maneira discreta e bastante criativa, se posicionaram e se moldaram a uma nova realidade. Uma realidade que veio de certa forma também, a colaborar para que no futuro tenhamos o resgate daquele AUTÊNTICO e ESQUECIDO carnaval. 

Pra terminar, independentemente do PODER PÚBLICO, o carnaval da Garbosa, desde seus primórdios, teve como único e principal protagonista o POVO, e era somente dele, com sua ENERGIA E AUTONOMIA, que emanava de maneira mágica, a energia dos quatro dias de folia. O grande PALCO sempre foram as nossas RUAS, e elas sempre estiveram no mesmo lugar.

Assim como eu, cada um faça o seu julgamento, e que apenas as boas e novas ideias perpetuem e sirvam pra que possamos repensar alguns conceitos no intuito de trazer de volta à terrinha seus CONTERRÂNEOS e VERDADEIROS FOLIÕES.

Crônica: Serjão Missiaggia
Foto     : Facebook do Márcio Sabones

4 comentários:

  1. Muito bem colocado e concordo plenamente. O carnaval de São João não morreu. Se as ruas estiveram vazias foi porque o povo não estava lá com sua irreverência, blocos e fantasias. Será que desaprendemos ou ficamos extremamente dependentes pra fazer acontecer novamente aqueles memoráveis carnavais de rua?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Garbosa !!! Que tudo volte a ser como dantes !!! Isso é muito bom pra nossa terrinha , ainda mais depois de tanto comentários contra . E pra fechar com chave de ouro minha Portela Campeã !!! Clea

    ResponderExcluir
  3. Ficou comprovado que quem é folião, se diverte onde houver uma folia. O verdadeiro folião não precisa de sofisticação pra se divertir.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por comentar. Os comentários dizem tudo: o sanjoanense é feliz, acolhedor e festeiro. Com subvenção ou sem, com luxo ou sem. Como já dissemos na correspondência que enviamos para os nossos leitores: o carnaval acaba, mas a fantasia continua. Sempre!

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL