quarta-feira, 22 de março de 2017

AINDA NOSSO TRÂNSITO


Foi acompanhando as noticias sobre os EXCESSOS de VELOCIDADE praticados por alguns motoristas na Rua Capitão Ferreira Campos e os recentes acidentes envolvendo motocicletas, que resolvemos falar um pouquinho mais sobre o trânsito. Por sinal, fato este que não é somente “privilégio” da referida rua, e sim de quase todo o centro da cidade.

Mas, ainda antes, abrimos aqui um pequeno parêntese para elogiar nossos MOTORISTAS, principalmente no que se refere às faixas de pedestres. Observa-se que, na sua quase maioria, são pessoas EDUCADAS, respeitadoras das leis e, acima de tudo, dos transeuntes, comportamento que não acontece na maioria das cidades brasileiras, e que é amplamente notado e comentado por aqueles que nos visitam.

Infelizmente, não poderemos dizer o mesmo quanto à totalidade de nossa imensa frota de MOTOCICLETAS. Aliás, uma maior FISCALIZAÇÃO no que tange à prática de se fazer a adulteração nos ESCAPAMENTOS ORIGINAIS com a nítida intenção de se provocar mais RUÍDOS aliado aos excessos de velocidade, já se faz por necessária há um bom tempo. Não podemos esquecer que overdose de barulho também se traduz numa forma de VIOLÊNCIA URBANA!

Mas, voltando ao trânsito, é nítido que, em função do perfil geográfico de nossa cidade, aliado ao crescente número de veículos, o espaço físico para trânsito no centro se tornou pequeno. Tem esquina, como é o caso da Rua Zeca Henriques com Fortes Bustamante, que, em função de seu congestionamento, vai se tornando em determinados horários, verdadeiro pavor aos transeuntes.

Não será difícil imaginar como ficará isso no futuro, principalmente se não se tentar, desde já, encontrar uma solução para DESAFOGAR um pouco o trânsito em algumas ruas centrais. Por sinal, achamos bastante sensato e oportuno quando, na primeira reunião da câmara, um vereador sugeriu a contratação de uma empresa especializada em Engenharia do Trânsito, com a finalidade de promover a melhoria do tráfego nas Ruas Centrais da cidade. Sem esquecermos, claro, de termos também, aqui mesmo na terrinha, pessoas altamente CAPACITADAS para tal.

Enfim, qualquer boa intenção ou ideia de pouco ou quase nada adiantarão se não vierem, antes de tudo, também acompanhadas de uma MAIOR FISCALIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO no trânsito.

Crônica e foto: Serjão Missiaggia (a foto é de Outubro  de 2013!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL