terça-feira, 28 de abril de 2015

E ASSIM TUDO COMEÇOU... HÁ 6 ANOS ATRÁS!


O PRINCÍPIO DO INÍCIO (PRIMEIRA CRÔNICA DO BLOG)

Era uma vez, numa pacata cidade do interior de Minas Gerais...

Os habitantes de São João Nepomuceno, nos anos 70, não ficavam apenas em casa assistindo O Cafona (da líder de audiência TV Tupi) ou O Homem que Deve Morrer (da jovem TV Globo). As pessoas preferiam passear na Rua do Sarmento.

Além disso, havia o cinema: o Cine Brasil que, às vezes, arrastava multidões, principalmente nas quartas-feiras, quando ocorria a sessão do troco e todo mundo pagava meia. Naquele dia, estava passando A Quadrilha da Fronteira, com Lee Van Cleef.

A sinuca do Cida era parada obrigatória para todos os rapazes que fingiam estar se concentrando no jogo, mas ficavam de olho nas meninas (chamavam-se cocotinhas) que passavam. Enquanto as cocotinhas pareciam interessadas nos rapazes, mas se encantavam mesmo com o ritual daquele jogo, na época só para homens. Ao longe, o barulho do semáforo da linha férrea anunciava a passagem do trem em frente ao Bar Central.

A cidade, meio agitada, já preparava a organização de sua primeira Exposição Agropecuária e Industrial!

No murinho do Adil, muitas fofocas rolavam enquanto, entre uma paquera e outra, o tempo passava lentamente, como se não existisse. No Bar do Bode, encontros e desencontros aconteciam e, no auge do sucesso, Rubro Bar, Zoom Frutas e Botachopp faziam a cabeça e os passos da moçada.

As fábricas Sarmento, Dragão e Sylder, mais as de ferraduras, tampinhas, vassouras e outras, ditavam o progresso do município a todo vapor. O Ginásio do Sr. Ubi era referência para todos, pois lá pulsavam os corações de uma juventude que sonhava, acordada, com um mundo mais justo e melhor. Ideias e energias eram canalizadas em competições esportivas e culturais, além da inesquecível fanfarra, sob a batuta do Beto Vampiro.

O novíssimo Clube Campestre era a nova opção de lazer oferecida pelo Clube Democráticos que, na sede, e juntamente com Trombeteiros e Operários, realizavam os inesquecíveis bailes de Carnaval, ocasião em que a Rua do Sarmento se enchia de foliões e curiosos, ávidos pelos desfiles das escolas de samba Esplendor do Morro, Avenida e Caxangá.

A cena urbana mesclava lojas (como: A Brasileira, Tipografia, O Guri, Americana, Casa Leite) e os bares Dia e Noite e Floriano, onde todos se cumprimentavam e tomavam um café, ou uma cerveja.

O futebol vivia de saudades: as torcidas de Mangueira, Botafogo e Operário lembravam os clássicos inesquecíveis, e torciam pelos times do Rio: o Botafogo era a base da Seleção Brasileira, mas perdeu o título carioca, com um gol roubado no último minuto.

A Rádio Mundial AM era a onda do momento, e o grande sucesso eram as músicas internacionais. O LP (alguém se lembra do vinil?) Explosão Mundial era um grande hit com músicas como Summer Holliday, Imagine e You’ve Got a Friend.

Os grupos musicais, presentes em todos os bailes de formatura e debutantes, eram os Solfas, TNT e CBV, enquanto a prata da casa, os grupos locais, eram Os Cobrinhas e Som Livre, comandados, respectivamente, pela Neli Gonçalves e pelo Sebastião Cri-Cri.

O prefeito – Bolote – inaugurou as novas lâmpadas de vapor de mercúrio, que deixariam a cidade iluminada como nunca. O padre Vicente abriu a Igreja para os jovens, e os violões animavam as missas, os encontros, as gincanas e as campanhas de Natal e inverno.

O grande barato era a luz negra e as bebidas da moda eram Gin Tônica, Cuba Libre, Campari, sem esquecer a Batida de limão e o Rabo de Galo.

Pois bem: foi nesse cenário, ao mesmo tempo ingênuo e vibrante, conservador e psicodélico, mais precisamente em 1971, que um grupo de rapazes se uniu, imaginando estar um dia num grande palco, com suas músicas reconhecidas e cantadas por todos.

Ali começava a nascer, mais do que o simples sucesso – que é efêmero – um sonho que jamais iria morrer, pois este é o lema do grupo: O QUE SEMPRE FOI SEM NUNCA TER SIDO. Habemus Pytomba!

Crônica      - Serjão Missiaggia
Adaptação - Jorge Marin
Foto           - a última viagem de trem em São João (Facebook)

2 comentários:

  1. Cara(s)... essa descrição foi uma máquina do tempo! Na boa, parece que isso aconteceu ontem e que eu estava lá, mas por algum motivo não pude sair naquele dia de casa e encontrei com você(s) agora, sabendo das últimas novidades.
    Parabéns pela capacidade literária e literal de usar as palavras como veículo para transportar as pessoas para outros tempos e espaços. Não é ficção científica, é fricção cerebral, acendendo conexões entre mentes e espíritos!

    Deixo aqui um desafio ao mago das letras Serjão: sair hoje pelas ruas de São João Nepomuceno e, numa rápida e despretensiosa passagem pelas ruas da urbe, descrever para nós suas impressões sobre o dia 28 de abril do ano de 2015 da graça de nosso Senhor, para publicá-la numa postagem próxima do Pitomba e podermos comparar/visitar a cidade em diferentes tempos num mesmo olhar. Esse tipo de demanda e pressão nos tira da zona de conforto e às vezes gera resultados deliciosos e inesperados!
    A ideia é ser um escritor que age como um pintor das antigas, que tinha que conservar as cenas que via na memória (do espírito) para depois passá-las rapidamente para a tela (aqui no seu caso na tela do computador).
    Ao alquimista real/virtual Jorge sugiro a tarefa de transformar ouro em diamante, adaptando as anotações e impressões do Serjão e concluir a fórmula estética e poética da possível postagem.

    FELIZ ANIVERSÁRIO PITOMBENSE !
    O blog vai crescendo bem cuidado, cada vez mais talagudo e faceiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Sylvio! Curioso vc falar sobre esse passeio pelas ruas de São João em 2015, pois é exatamente isto que estamos fazendo ali naquela nossa foto/avatar do BLOG. De repente, rola alguma matéria, quem sabe? Afinal, como vc ensina nos seus blogs, somos metade História e metade inspirAção, não é mesmo? Abração!

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL