segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CASOS CASA(RÕES) & detalhes misteriosos


QUEM CONHECE ALGUMA HISTÓRIA SOBRE ESSE CASARÃO AZUL ???

CASARÃO DA SEMANA PASSADA - Maria Angélica Delage Novaes Pinton, Beto Rodrigues e o Celso THEodoro informam que aquele casarão, localizado na Rua do Sarmento, é onde foi o bar do sr. Floriano Lobão, depois do Florianinho, e hoje é sede de um cursinho pré-vestibular.

Quando criamos esta seção aqui no Blog, o nosso objetivo foi mostrar as construções antigas de São João Nepomuceno, conhecer um pouco de suas histórias e tentar saber um pouco sobre o seu futuro. O resultado, no entanto, é às vezes um pouco triste.

Símbolo de uma época em que as famílias viviam uma vida inteira em suas casas que, depois da morte dos patriarcas, eram transmitidas aos filhos, os antigos casarões apresentam um grave problema: a sua manutenção é muito cara nos dias atuais. Além disso, a mão de obra para cuidar de um imóvel desse tipo também é elevada e difícil de encontrar. Outra coisa: os herdeiros, na maioria das vezes, preferem vender o imóvel e dividir o dinheiro do que arcar com uma responsabilidade e um investimento de tal natureza.

O poder público, no Brasil, entende que tudo é uma questão de tombamento, como se o ato de obstar a venda de um imóvel resolvesse todos os seus problemas de: manutenção, depreciação e empobrecimento dos seus moradores.

Gostaríamos que os leitores, muitos deles habitantes desse tipo de construção, pudessem relatar, além das histórias dos imóveis que apresentamos, as suas próprias. Pode ser um ponto de partida para uma política séria e honesta sobre a revitalização da arquitetura histórica de nossa cidade.

Foto  : Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

Um comentário:

  1. Casarão onde funcionou a alfaiataria do Pimpa onde trabalhou meu pai, Edson Moura, Francisco Knop (chiquitinho) Ari (irmão do Pimpa)

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL