sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ORGULHO GAY ???


Tradicional e colorida festa temática rolando na cidade. O elevador para no último andar.  O ascensorista, meu conhecido, dispara a pergunta:
- Por que é que gay tem orgulho de ser gay?

Pigarreio e penso para responder.  Por que será que ele perguntou?  Será por causa da festa ou algum motivo pessoal?  Respondo que, normalmente, as pessoas se orgulham daquilo que são. E saio intrigado.

Sabem aquelas charadas de Alice no País das Maravilhas?  Por que um corvo se parece com uma escrivaninha?  Pois é, a pergunta do ascensorista ficou martelando na minha cabeça, e acabo chegando à conclusão de que orgulho, seja gay, seja hetero, ou seja do futebol brasileiro (esse então nem se fala!) é tudo uma grande bobagem.

E, antes que os politicamente corretos de plantão venham me apedrejar, já vou explicando: penso que, devido à repressão e à discriminação que sempre existiu, as pessoas acabam confundindo dois conceitos bem diferentes, sexo e sexualidade.  Então, vejamos: sexo é aquilo que tenho no meio das pernas e que me caracteriza como homem ou mulher.  Sexualidade é aquilo que eu faço, ou não, com aquilo que tenho no meio das pernas. Simples assim.

Então, a coisa funciona da seguinte maneira.  Nome?  Fulano de Tal.  Sexo? Na dúvida, dê uma olhadinha e responda, ou masculino, ou feminino.  Só tem essas duas!  Quando o assunto é sexo, não existe aquele negócio de “nenhuma das respostas acima”.

Agora, quanto à sexualidade, o buraco é mais embaixo.  Ou em cima, ou de ladinho.  Isso porque as formas de expressar a sexualidade são tantas quantos são os indivíduos; às vezes até mais, porque uns gostam de variar, outros se convertem, ou perdem a chave do armário.

Então, agora falando sério, acho muito complicada essa história de querer fundar um terceiro sexo, ou quarto ou quinto.  Porque isso acaba limitando a própria sexualidade da pessoa.  Vou dar um exemplo, que muita gente aí vai ficar meio arrepiada (nos dois sentidos): uma grande parte dos garotos da minha geração teve iniciação sexual com um gay de São João que, por muitos anos, exerceu sozinho sua opção sexual sem se importar com a sociedade puritana da época. Será que esse fato fez com que esses moços e também esse senhor deixassem de ser homens?  Ora, me poupem!

Crônica: Jorge Marin
Foto     : Danny Fitzpatrick, disponível em https://www.flickr.com/photos/55163751@N03/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL