segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CASOS CASA(RÔES) & detalhes misteriosos


QUEM SABE ALGUM DETALHE SOBRE ESSE CASARÃO ???

CASARÃO DA SEMANA PASSADA - Nilson Magno Baptista, Reneé Cruz e Celso Theodoro contaram que aquele casarão da semana passada, ao lado da casa do sr. Ary Teixeira Lima, é onde funcionava a Alfaiataria do Pimpa, o inesquecível Joaquim Monteiro Silva. O imóvel hoje pertence ao filho deste, o sr. Manoel.

A revelação nos faz lembrar um espaço que não existe mais em nossa cidade, bem como na maioria das cidades do Brasil: as ALFAIATARIAS. Um dos poucos espaços sem álcool onde os homens se reuniam para fofocar, as alfaiatarias ofereciam roupas totalmente customizadas. Os mestres alfaiates se orgulhavam por conseguir atender aos seus clientes de forma exclusiva e única.

Mais do que um estabelecimento comercial e um ponto de encontro, a alfaiataria é um tipo de arte centenária iniciada na Idade Média. Um dos maiores alfaiates contemporâneos é Giorgio Armani que hoje governa um dos impérios da moda, o Empório Armani, que faz as roupas do jogador Cristiano Ronaldo.

Por tudo isso, os alfaiates eram admirados, respeitados e seguidos. Não havia sanjoanense que se casasse sem se aconselhar com o sr. Pimpa ou com o Hudson Itaborahy. Tempos em que se vestir, assim como viver, era ainda uma arte.

Foto  : Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin


2 comentários:

  1. Não esquecendo do Luizinho, irmão do Pimpa que também tinha alfataria

    ResponderExcluir
  2. Não esquecendo do Luizinho(Luiz Costa e Silva), irmão do Pimpa que também tinha alfataria Luiz Carlos

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL