segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CASOS CASAS & detalhes






O povo sanjoanense é o povo do trabalho.  O trabalho constitue-lhe um verdadeiro evangelho. Testemunho inequivoco deste asserto é a sua perserverante atividade industrial.

Mas assim como trabalha, o povo se diverte e mostra que sabe se divertir.
A sua diversão porém predilecta e apaixonada é o carnaval, que, há tres annos a esta parte, tem progressivamente tomado vulto.

Os dois clubs “Democraticos” e “Trombeteiros de Momo” cada anno que passa, a contar da data em que ambos se installaram, teem se dedicado com todo o ardor enthusiastico á consagração de PAN não regatando sacrificios pelo melhor exito de seus prestitos nesses tres dias gordos.

Todos brincam, todos se distráem, sem a menor quebra de harmonia, de vez que, propriamente falando, é antes o carnaval uma festa familiar.

Na pequenina e graciosa praça coronel José Braz e na rua Coronel José Dutra – a principal arteria – num vae-vem continuo, ininterrupto, veem-se, ás vezes, acotovelando-se, e indistinctamente ligados, as respeitaveis matronas, as donairosas senhoritas, os mancebos e as creanças, sobretudo as creanças, que não perdem vaza para se intercalarem entre os adultos com o seu risosinho engraçado e innocente.  

E esta scena se anima aos acordes maviosos das bandas musicaes, que, em seus respectivos coretos, se misturam com o vozear da consideravel massa popular.

Terminados os tres dias de folgança, regressam os forasteiros aos seus penates; a cidade volta, de novo, á sua vida de trabalho; e o carnaval de S. João deixa indelevel no coração de todos um sentimento de indefinivel saudade.

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Roberto Capri, do álbum Minas e seus municípios, de 1916.

5 comentários:

  1. Parabéns, Serjão, pela feliz ideia de publicar este texto, que retrata fielmente a índole do nosso povo : trabalhador e ao mesmo tempo festeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando descobrimos esse texto do Roberto Capri, Nilson, tivemos certeza de que a nossa cidade é assim, pois, antes de nós, ele já descreve um povo festeiro, trabalhador, conservador e hospitaleiro que, posteriormente, viemos a conhecer e dele fazer parte. Isso é São João!

      Excluir
  2. Maravilhoso este texto, amigo Jorge! Parabéns, pois não poderia ter vindo numa melhor hora.
    Nostra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Serjão, todas essas fotos que vimos publicando ao longo da existência de CASOS CASAS & detalhes comprovam a cena sanjoanense, já descrita há cem anos: calma, bela e elegante. É nóis, mano.

      Excluir
  3. O blog está ótimo: fotos, comentários , textos etc
    Parabéns
    Mika

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL