quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

BLOCO DA GIRAFA NA RUA DO SARMENTO


Coincidentemente, às vésperas do CARNAVAL, deparei-me por acaso com essa fotografia. Considero-a um ESPETÁCULO de gravura, pois se traduz numa verdadeira relíquia histórico-cultural de nossa terrinha.  

Afinal de contas, retrata, nada mais nada menos, do que o BLOCO DA GIRAFA, desfilando em plena Rua Coronel José Dutra na década de setenta, época em que o atual calçadão ainda era a “nossa” Rua do Sarmento.

Esse local se transformava num verdadeiro sambódromo, tal a energia que era irradiada pela multidão, muitos dos quais turistas, que ali se concentravam desde as primeiras horas da noite, para assistir aos desfiles.

Carnaval das FAMÍLIAS, DA ORIGINALIDADE, DO SAMBA NO PÉ, e, acima de tudo, da TRANQUILIDADE.

Uma imagem vale mais que mil palavras. Sendo assim, tirando o detalhe do trilho da ferrovia e da decoração de rua, não há o que falar, a não ser: SIMPLESMENTE FANTÁSTICO.

Crônica: Serjão Missiaggia
Foto do acervo do autor

3 comentários:

  1. #fantástico mesmo... Tempos da minha mãe pulando carnaval... Sempre me disse q era muito melhor q os do meu tempo... E algo me dizia q ela falava realmente a verdade....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era bem assim, Aline. Nos anos 70, as coisas também eram difíceis. Mas, com um número menor de habitantes, havia mais espaço. Talvez a vontade de curtir o carnaval fosse maior (pois as opções de diversão eram menos variadas do que hoje). Mas, com pessoas verdadeiramente entusiasmadas, qualquer festa é boa.

      Excluir
  2. Linda a foto, além de mostrar um pouco da história do nosso carnaval, q por sinal eu gosto muito, mostra tb um passado quase esquecido dos trens aqui de Sj.... achei muito massa..... ano passado empolguei com esse lance das linhas de trens q passavam aqui e em nossa região e resolvi pesquisar....acabei fazendo uma viajem ao passado e viajei tb sem sair de casa Via Google Earth kkkkkk fazendo um passeio de Santana do Deserto até Rio Pomba por onde passou ou poderiam ter passado os trilhos dos trens... uma pena ter acabado.....

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL