sexta-feira, 1 de novembro de 2013

FILMES QUE NÃO ASSISTI NO CINE BRASIL: GRAVIDADE


Fui assistir ao filme “Gravidade” na semana passada.

Tenho que admitir que a história, dirigida pelo mexicano Alfonso Cuarón (que, entre outros trabalhos, dirigiu o melhor Harry Potter da série), é uma grata surpresa.  E até mesmo uma aula.  De Física, ou, se preferirem, de Filosofia.

A Dra. Ryan Stone (bem interpretada por Sandra Bullock) está participando de sua primeira missão espacial em companhia do veterano astronauta Matt Kowalsky (George Clooney bem parecido com ele próprio) que está se aposentando naquela missão.  Tudo vai bem, controlado pela NASA em Houston (ouvimos sempre a voz do fantástico Ed Harris) até que... a destruição de um satélite russo gera uma chuva de fragmentos... mortais num ambiente sem gravidade.

Como nossos heróis (ainda existe isso?) estão trabalhando no Telescópio Hubble, têm que voltar às pressas para a sua nave mas, para sua perplexidade, descobrem que esta foi destruída e que eles estão completamente soltos, não conectados a nada, a não ser um ao outro.

Saí do cinema meio incomodado.  É que sempre pensei que minha vida tivesse um controle de Houston que me desse orientações seguras e me protegesse dos perigos que acontecem a todo minuto.  Mas isso não é verdade e, o que é pior, a vida aqui embaixo ainda pesa!

Aí, à maneira de Stone (que, mesmo com esse nome de pedra, não cai) e Kowalski, deixei-me flutuar e pensei que o voo de ambos, sem gravidade, sem barulho e totalmente livres, parece ser o grande sonho de consumo das pessoas hoje em dia.  Em frente aos seus monitores, o que todos querem é trazer o impossível para o campo do real.  Ou seja, fazer tudo o que se quer sem nenhum peso, sem nenhum controle externo.

A volta ao espaço do filme nos desperta da ilusão.  Com estilhaços e até mesmo uma gota de lágrima caindo, impossivelmente, em nossa direção através dos efeitos de 3D, percebemos que, se não há gravidade, também não há resistência.  Se não há controle, não há também quem nos salve.

Kowalski, meu quase colega aposentado, tenta relaxar mas, como ensinava Drummond, tinha uma Stone no meio do caminho, e o conselho do astronauta veterano para uma jovem viciada em dirigir é:
- You have to learn to let go.  Que, numa tradução que tentasse ser fiel à história do filme poderia ser: você tem que aprender a se soltar, ou deixar pra lá, ou permitir-se.

Copiei, Kowalski!

Crônica: Jorge Marin

Foto: Frame do filme “Gravidade”, disponível em http://filmesegames.com.br/wp-content/uploads/2013/10/g3.jpg

2 comentários:

  1. Amigo Jorge,

    Nesta minha fase atual de ter que ficar deitado com pé para cima (não por stone no meio do caminho, mas por um degrau), estou trabalhando para projeto de arte, e tentando "a aprender a me soltar (mesmo na cama), ou a deixar para lá, ou... permitir-me..."

    Copiei, Jorge!... Excelente crônica e meu abraço,

    Brandão
    www.cesarbrandao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Brandão,

      Sei que o seu caso teve gravidade ANTES (quando vc caiu), mas agora vai ser até uma oportunidade para se dedicar ao seu trabalho.

      Como diz o meu filho Artur, frase de outro herói do espaço: "Ao infinito e além!"

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL