quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ÉRAMOS FELIZES... E SABÍAMOS!


Primeiramente gostaria de dizer, com absoluta certeza, que essa foto, nosso maestro, amigo e colecionador de imagens da fanfarra, Beto Vampiro, não tem. Por sorte, essa relíquia, que tive a felicidade de localizar, quarenta anos depois numa exposição de fotos “meio antigas” que estava acontecendo na calçada frente à casa do Arlindo Retratista, possivelmente, iria se perder no tempo.

Por sinal, riquíssima de detalhes, onde podemos identificar várias pessoas que vieram a marcar a vida sanjoanense. Essa foto, se eu não estiver enganado, foi tirada em 16 de maio 1973, na cerimônia de abertura da Exposição. Na oportunidade, estreávamos o famoso macacão azul, sendo que, na véspera desta apresentação, alguns integrantes, diante de tamanha expectativa, vieram a pedir pra dormir no colégio.  Após o desfile, saímos pelas ruas da cidade e, subimos  em fila indiana, fazendo evoluções pela Guarda Mor Furtado, até o recinto da exposição.  

Nessa fila lateral da fanfarra, temos no bumbo e em primeiro plano, o Zezinho Leão, seguido pelo Adelson no maracanã. Tenho dúvida de quem estaria com o outro bumbo. Seria o Gerrô? A seguir vemos o Derico também no maracanã, Adriano Valente no surdo, Dalminho na Caixa de Guerra, Clarete no tarol e, finalmente, também no surdo, o outrora barbudo que agora vos escreve. Na turma da assistência, desconfio quem seriam algumas pessoas, mas prefiro não me arriscar.

Nesse histórico palanque, tão recheado de personalidades inesquecíveis e que ficariam pra sempre em nossas memórias, pude identificar nosso eterno diretor Sôbi, seu irmão Dr. Rui, Augusto Veiga, Bráulio Freitas, Dr. José de Azevedo, José Luiz de Carvalho, Sinval Borges além de duas recepcionistas da exposição, que não consegui descobrir quem seriam.

Detalhe para a cobertura do palco, que era em sapê assim como todas as outras barracas e stands. Reconheço o perigo que traziam, mas confesso que achava bastante natural e aconchegante. O piso, quase todo ele ainda em grama, nos remetia a um ambiente meio que assim rural e bastante agradável, mas, quando chovia, a coisa complicava bem.

Ainda olhando essa imagem, alguém recorda o Tiro ao Alvo Esportivo? Hoje desconfio de sacanagem naquilo, pois errar uma caixa de fósforos a três metros de distância faça-me o favor! Diga-se de passagem, era tiro de chumbinho a torto e a direita disparado pela garotada sendo que nunca veio acontecer nenhum incidente.

Mas, voltando então a 2013, espero que também gostem da foto!

Crônica: Serjão Missiaggia

Foto: acervo do autor

5 comentários:

  1. As recepcionistas da expô no palanque eramos eu (Rita Mirim) e Heloisa Guimarães.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rita, por nos ajudar a contar essa história apaixonante, que é a inesquecível Fanfarra do Sôbi.

      Excluir
  2. Inesquecível mesmo. Eu, com muito orgulho, fazia parte dela..obrigada por esse mimo...bom demais!!!

    ResponderExcluir
  3. O rapaz do lado esquerdo da foto, no chão e não no palanque, parece-me o Demerval. Posso estar enganada, mas além de parecer muito com ele, a costeleta não nos engana.

    ResponderExcluir
  4. Por acaso não seria um dos irmãos Rocha que estaria na frente do Dr. Rui lendo algo?

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL