quarta-feira, 9 de outubro de 2013

FALANDO & SÉRIO - Poluição Sonora 2 !!!


Nossa intenção seria ter encerrado na semana passada esta primeira etapa da seção FALANDO & SÉRIO, mas resolvemos postar este segundo capítulo sobre POLUIÇÃO SONORA pelo fato de que, já no dia seguinte após a primeira postagem, muitas pessoas interessadas no assunto vieram se manifestar, principalmente através de e-mails. Teve até um vizinho que, ao encontrar-me na rua, veio cobrar de não ter falado sobre aquelas motocicletas com cano de descarga alterado (sem silencioso) que ficam “voando” pela cidade.

Realmente, se formos reparar bem, o negócio é retirar tudo aquilo que possa impedir o escapamento de não fazer barulho pra depois, em alta velocidade, saírem em disparada acelerando desnecessariamente para aumentar ainda mais a agressão sonora e o perigo aos que estão próximos. Por sinal, muito se tem comentado sobre alguns profissionais das entregas que têm se transformado em verdadeiros KAMIKAZES NOTURNOS.

Neste mesmo encontro, conversa vai conversa vem, e outro amigo se aproxima comentando sobre os carros propagandas. Segundo ele, alguns desses barulhentos veículos, muitos até vindos de cidades vizinhas, já teriam – E MUITO - ultrapassado os limites de som, sendo que às vezes os altíssimos decibéis se misturam tanto que acabamos não entendendo absolutamente nada o que cada um quer nos dizer.

Não podemos esquecer que som em excesso também é POLUIÇÃO e, segundo os especialistas, dependendo da potência, chegam até a excitar o sistema nervoso central. Sinceramente, sou da opinião de que uma propaganda mais SUAVE aos nossos ouvidos, aliada a uma boa qualidade sonora, atingiria substancialmente seus objetivos, além é claro, de deixar o ambiente mais LEVE, comunicável e acolhedor. 

Enquanto aquela rodinha de bate-papo só foi aumentando, chega outro amigo, inesperadamente, falando sobre os carros com som automotivo. Nesse momento, diante de um consenso geral, se fez ecoar a primeira pergunta no ar: Por que muitas vezes somos obrigados a escutar aquilo que não queremos? E o que é pior, na altura que não queremos?

Estaríamos vivendo a Era do Ouvido Lascado ou aquele velho ditado, que dizia “SUA LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A DO PRÓXIMO”, já virou coisa do passado?

Pessoalmente, não tenho absolutamente nada contra aqueles que insistem e gostam de viajar em exagerados e “GRAVES” decibéis sendo que, em muitos casos, considero ser também uma forma de manifestação CULTURAL. Penso apenas que cada um deveria ficar restrito apenas a seu QUADRADO.

Sem querer generalizar, reconheço que a maioria desses fatos, muito dos quais podendo até ser caracterizado como PERTURBAÇÃO DA LEI E DA ORDEM, é oriunda de alguns que, simplesmente, ignoram a existência de outros ao seu lado. Alguns profissionais do Som ou mesmo proprietários de carros automotivos, muito dos quais meus amigos, são pessoas éticas que, de maneira digna e honesta, respeitando acima de tudo o próximo, vão se divertindo ou mesmo ganhando o pão de cada dia.
    
Pra terminar, ouvi comentários segundo os quais, certa vez, um sino de Igreja veio a ser incômodo para algumas pessoas. Aí fiquei pensando: Daqui a pouco poderá ser um abaixo-assinado contra o cantar dos sabiás, dos canarinhos da terra, das maritacas, o ruído das folhas que estão sendo varridas ao amanhecer ou, quem sabe, até contra o meu som do Roupa Nova.

Então, despedimo-nos, temporariamente, desta seção FALANDO& SERIO, para voltar, aleatoriamente, ou, como dizia o Repórter Esso, a qualquer momento, após o término de cada CAUSO.

Crônica: Serjão Missiaggia.

Um comentário:

  1. Pior que muita das vezes os carros propagandas que vem de outras cidades que são os que mais abusam da altura do som. Já passou da hora de dar uma regularizada nisso.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL