segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CASOS CASAS & detalhes - Aos mestres & mestras



 Pensei em fazer uma homenagem às PROFESSORAS e aos PROFESSORES, mas esse tipo de coisa é sempre tão repetitivo e tão formal que fica parecendo aquelas coisas que se diz em festa de formatura.

Pensei: uma professora igual a minha primeira professora – a Dona Reneé Cruz – gostaria de uma coisa diferente.  E resolvi tentar expressar o porquê que a educação no nosso tempo de criança era tão boa e  o motivo de nos lembrarmos com tanta saudade, reverência e respeito dos nossos mestres e mestras.

Para início de conversa, ninguém confundia ALUNO com FILHO.  As professoras nos tratavam como alunos: ensinavam, formavam, mas JAMAIS tiveram a pretensão de educar da forma como nossas mães faziam!  Outra coisa também importante: ninguém confundia ESCOLA com FAMÍLIA.  O grupo nunca pretendeu ser nossa segunda família, como algumas escolas fazem hoje.  Em compensação, nenhuma mãe ia na escola para tirar satisfação com professora sobre ocorrências da vida escolar.

Finalmente, as professoras daquele tempo sabiam que TEORIA era só teoria e, quando saíam da Escola Normal, aprendiam com a Dona Astéria, com a Dona Terezinha, com a Dona Creuza e qualquer outra que tivesse mais tempo de casa.

Era bom aprender com aquelas pessoas que só desejavam isto de nós: que fôssemos bons alunos! 

A foto da Rua Getúlio Vargas é uma dupla homenagem: às minha professoras do Grupo Dona Judith Mendonça e também ao querido Sôbi que muitas vezes descia conosco, ficava na sua casa enquanto seguíamos animados para a Rua do Sarmento.

Fotos: Serjão Missiaggia

Texto: Jorge Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL