quarta-feira, 7 de outubro de 2015

AINDA NOSSAS ÁRVORES


Em minhas caminhadas, fazendo uso de suas sombras, não há uma única vez em que passo frente a essas meninas e fico a imaginar a possibilidade, de termos, no futuro, outras mais iguais a essas espalhadas por nossas ruas. A falta de uma única árvore é suficiente pra sentirmos o quanto úteis elas são, e seus inúmeros benefícios serão facilmente percebidos quando se perde uma próxima de você sem que haja reposição. E foi o que aconteceu próximo à minha varanda.

Interessante que, recentemente, fazendo uma breve visita a Cataguases, fiquei impressionado com a política de arborização que vem sendo desenvolvida há anos naquela cidade.  É bem verdade que, mesmo em se tratando de um lugar bastante quente, principalmente se comparado à nossa querida Garbosa, confesso que, diante da proteção do VERDE e suas inúmeras SOMBRAS, me senti extremante mais confortável.

Por que não começarmos a estimular uma REARBORIZAÇÃO CONTÍNUA de nossas ruas e praças, tentando assim recuperar num breve período de tempo, pelo menos um pouquinho do nosso tão precioso ACONCHEGO VERDE?  Se repararmos bem, fomos sutilmente perdendo, ao longo dos anos, muitas de nossas árvores, a maioria das quais na área central da cidade e com pouquíssimas reposições!

Cada morador seria convidado a participar do plantio e, posteriormente, ser responsável pela árvore que viesse a ser plantada próxima à sua residência. Seríamos uma espécie de padrinho e sentinela daquela referente a nós. Pra isso, acho até que deveríamos dar preferência às CRIANÇAS. Com absoluta certeza, nossos filhos e netos serão eternamente gratos, e as gerações futuras não correrão o risco de ter que pagar um alto preço por um erro do passado.

Coincidentemente, logo pós terminar este texto, ao passar pela Rua Joaquim Murtinho, tive a grata surpresa de deparar-me com quatro mudas recentemente ali plantadas. Ainda sem as grades protetoras de madeira, lamentavelmente constatei que duas delas já haviam sido quebradas por alguém.
Difícil entender isso, não?

Crônica e foto: Serjão Missiaggia

6 comentários:

  1. TAMBEM CONCORDO, MAS PARECE QUE AQUELAS MUDAS DA RUA JOAQUIM MURTINHO FORAM JOGADAS LÁ E NÃO PLANTADAS

    ResponderExcluir
  2. Concordo. Acho que SJN não tem um planejamento, nem interesse em arborizar a cidade. O que é uma pena.

    ResponderExcluir
  3. Pra começar, sempre vi em Cataguases um exemplo a ser seguido por outras pequenas e médias cidades. E aqui, não me refiro apenas ao lado ecológico, mas a diversos setores, como o cultural, o escolar etc.
    Está na hora de um grupo de sanjoanenses conscientes organizar uma campanha ecológica, inclusive exigindo compromisso sério de nossos próximos candidatos a prefeito, que teriam de apresentar um projeto exequível para o problema. Afinal, arborizar uma cidade não exige grandes despesas e, na certa, contaria com a ajuda da população. A ninguém agrada viver no fogo do inferno!

    ResponderExcluir
  4. Agradecemos às pessoas que comentaram e deixamos aqui esses testemunhos para reflexão, não só por parte dos candidatos a administradores da nossa Garbosa, como também para os eleitores, porque cidadania não é votar e, depois, reclamar, mas sim tentar escolher aquela pessoa mais sintonizada com as nossas expectativas.

    ResponderExcluir
  5. Apadrinhar árvores e outras plantas é semear um futuro melhor!

    ResponderExcluir
  6. Sérgio, vou providenciar as que eu te falei que ia plantar em frente a minha casa. Lembra de que já lhe falei sobre isso? As proteções para as minhas mudas já estão prontas. Tenho é que colocar a mão na massa, né?
    Soninha

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL