quarta-feira, 28 de outubro de 2015

NOSSO CALÇAMENTO EM PEDRAS


É diante da expectativa de um longo e raivoso verão, que gostaria de, mais uma vez, chamar a atenção para o nosso CENTENÁRIO E ARTESANAL CALÇAMENTO EM PEDRAS. Por sinal, muito comum hoje em dia conforme várias notícias pelo mundo dando conta da preocupação e do valor que várias cidades, entre elas algumas europeias, têm dispensado aos seus CALÇAMENTOS EM PEDRAS. E não somente na PRESERVAÇÃO, como também na RECUPERAÇÃO. Devido ao chamado “progresso”, verdadeiras preciosidades estão sendo ocultadas debaixo de outras modalidades de pavimentação.

Seria fantástico se também preservássemos esse nosso PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL, pois, afinal de contas, foram pedras fixadas ao chão durante décadas por verdadeiros artistas. Não sem antes de tê-las recebido, cuidadosamente talhadas, por outros não menos competentes artesãos. Na oportunidade, chamo a atenção para os detalhes desse tão despercebido MOSAICO em forma de bandeira, no calçamento em frente à prefeitura e de outras esquinas da cidade. Se restaurados, ficariam IMPONENTES e ainda mais BELOS.

Acreditamos que, com esse tipo pavimentação, a manutenção de nossa rede pluvial e esgoto ficaria bem mais fácil, e possivelmente a custos menores, haja vista que, constantemente, inúmeros buracos são feitos em nossas ruas para realizar esses trabalhos. Por outro lado, nosso solo continuaria respirando um pouco melhor, e a impermeabilização não seria tão violenta, principalmente quanto ao escoamento das águas, além de promover a oxigenação das poucas árvores que ainda temos. As inundações urbanas estão aí e não nos deixam mentir!

Outra grande vantagem dos pavimentos em pedras ou bloquetes é que, depois de algum tempo, aparecem fungos e gramíneas inseridas entre as juntas, ou seja, nas partes que normalmente são preenchidas com areia. Estas colônias de vegetais que aí proliferam podem ser imperceptíveis para muitos, mas, ao contrário do que parecem, desempenham funções importantes para o meio ambiente.

Esses CALÇAMENTOS EM PEDRAS resistem aos séculos e são testemunhos de uma prática eficiente de se urbanizar as cidades e garantir o bem-estar dos moradores. Todos os calçamentos dos tipos paralelepípedos, pé de moleque, bloquetes são considerados pavimentos ECOLOGICAMENTE CORRETOS. O CALOR, se comparado, por exemplo, a uma cobertura asfáltica, será sempre substancialmente menor e sua manutenção, com certeza, bem menos onerosa.

Quem sabe em vez de pensarmos pra futuro em uma miniusina de asfalto, não se construísse uma indústria de bloquetes? Pois, além de gerar diversos empregos, não poluiria o ambiente. Seria interessante voltarmos a investir na capacitação de profissionais em calçamentos (os famosos calceteiros), pois essa tecnologia artesanal tão importante não morreria, e poderia ser transmitida de geração em geração.

Como todos sabem, nossa cidade, mais cedo ou mais tarde, terá que passar por um processo de reformulação radical em sua rede de esgoto e águas pluviais, que, consequentemente, irá abrir valas em todas suas ruas. Então, por que não aproveitarmos esse momento para recuperarmos nosso tão SOFRIDO E AFUNDADO calçamento? Quem sabe, num audacioso trabalho de restauração, poderíamos a médio e longo prazo ir elevando e recalçando cada rua da cidade, principalmente aquelas mais centrais, que são as mais antigas?  COM CERTEZA, DESTA FORMA, POUCOS RECLAMARÃO OU MESMO SE LEMBRARÃO DOS INCÔMODOS BURACOS E LOMBADAS.

Que venha o progresso, mas não aquele que nos leve os CORETOS, NOSSAS PRAÇAS, SACRIFIQUE NOSSAS ÁRVORES, POLUA NOSSO AR, RIOS, OUVIDOS OU MESMO SOTERRE PARA SEMPRE O NOSSO CENTENÁRIO E ARTESANAL CALÇAMENTO PEDRAS!

Crônica e foto: Serjão Missiaggia 

2 comentários:

  1. A ideia é bem vinda, mas o que falam os vereadores da cidade, que ainda não conhecem a internet, as redes sociais e se calam, permanecendo silentes, mudos mesmo perante problemas e ações importantes?

    ResponderExcluir
  2. Ficou faltando: O recado não é para todos é lógico que há exceção!!

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL