sexta-feira, 24 de outubro de 2014

DE VOLTA PARA O PRESENTE


Quanto mais estudo, mais me convenço de que o maior filósofo de todos é mesmo o Lulu Santos, quando afirma “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”.

Alguns chatos podem objetar, dizendo que isso é uma transcrição do filósofo Heráclito, mas, a favor de Lulu, tenho dois argumentos incontestáveis. Primeiro é que ele é melhor guitarrista do que aquele pré-socrático e, em segundo lugar, com certeza o grego não tinha uma mulher com o nome de Scarlet Moon de Chevalier. Eu mesmo, se fosse casado com ela, jamais diria me chamar Jorge, mas marido da Scarlet Moon.

Quanto ao pensamento dos dois, poderíamos dizer que é a própria síntese do nosso BLOG, embora muita gente pense ao contrário. Afinal, um blog que lembra os “bons tempos” do Pitomba, pode sugerir que aqueles tempos eram melhores do que os tempos de hoje. Ou não?

Pois vai aí mais filosofia, e eu não me lembro de quem: não existe uma coisa mais nociva para uma vida de qualidade, do que viver no passado ou no futuro. E é verdade: pessoas que passam o tempo atual apenas pensando: “ah, no meu tempo é que era bom”, “por que é que eu não fiz aquilo?” ou mesmo “dias melhores virão”, viajam na maionese temporal e, simplesmente, não vivem a vida, que, como se sabe, é aqui e agora.

Mas, então qual é essa onda de “curtir o passado numa boa” como diz o Blog do Nilson Baptista? Como essa também é a NOSSA onda explicamos: houve um tempo, há quarenta anos, ou vinte, ou dois meses ou até dez minutos, que gostaríamos que tivesse se eternizado. São coisas deliciosas, engraçadas, loucas, ou fantásticas que gostaríamos que não tivessem terminado nunca.

É a festa na casa do Márcio Velasco, o jogo Brasil x Itália na Copa de 70, o show do Genesis, ou coisas bem mais prosaicas, como o brownie que a minha mulher fez para o meu aniversário, ou a foto do meu filho num outdoor na porta do colégio. Tudo isso são eventos do passado que, no entanto, NÃO nos remetem ao passado, mas SIM estão presentes em nossos corações em forma de um desejo ATUAL: o desejo de que aquilo tudo fosse ETERNO.

Ora, sabemos que não há nada eterno. Porém, essas matérias do BLOG, as fotos, as músicas, volta e meia nos trazem um daqueles momentos mágicos, um daqueles eventos que gostaríamos que nunca tivessem acabado. Túnel do tempo ao contrário, o BLOG NÃO manda ninguém para o passado, mas TRAZ de lá a magia, o belo, o que gostaríamos que estivesse presente AQUI, AGORA, na ponta dos nossos dedos, nos nosso lábios, nos nossos ouvidos e na música do nosso coração... disparado.

Crônica: Jorge Marin
Foto     : Ileana Radulescu, disponível em http://www.deviantart.com/art/The-Past-is-Now-142902230  

2 comentários:

  1. Cara... presente é ler as aventuras e desenvolturas – presentes e passadas – das mentes e corações pitombenses.
    Vamos então (vi)ver a agradável presença deste blog e tocar em frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A publicação das fotos das suas peregrinações pelas nossas Gerais provou exatamente a proposição da crônica: são emoções em pílulas, histórias vivas e apresentação presente de um passado vibrante.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL