sexta-feira, 29 de novembro de 2013

AMIZADE: QUANDO O HOMEM É MAIS QUE DEUS


Hoje estamos preparando, aqui em casa, uma festa de despedida para uma amiga querida que está indo trabalhar num local distante.  Ontem fui numa apresentação teatral da qual o meu filho participou e, no encerramento, todos cantaram juntos uma música sobre os amigos.  Chego em casa, abro meu e-mail e está lá uma mensagem do Dalminho com um texto do Walt Disney sobre... amizade.

Ou seja, tem dias em que a gente não escolhe o assunto do Blog.  É o assunto que nos escolhe, assim como parece que é a AMIZADE que nos junta.

Pois bem, de manhã cedo no paraíso, Deus vai dar aquela conferidinha básica na sua criação e, ao invés de encontrar Adão nos braços de Eva, vê aquele belo proto-homem apostando uma corrida com o Macaco.  Intrigado, pergunta a Lúcifer, sempre o primeiro querubim a acordar:
- Que é que o Homem tá fazendo com o Macaco?
- Ah, Senhor – responde o (então) anjo – eles adoram sair juntos pra tomar um suco de uva, e ficar chutando uma casca de coco pra lá e pra cá.

- E a Eva? – tonitroou Deus (Lúcifer detestava esses acessos de fúria).
- Pelo que eu vi, Senhor, saiu junto com a Serpente pra descobrir novas flores e frutos.  Sabe como é né, essa duas nunca estão satisfeitas.  Eles até inventaram uma palavra para essas saidinhas sem o companheiro: AMIZADE.  E parece que se divertem muito.
- Não gosto disso – exclamou Deus – parece amor mas é entre pessoas que eu não fiz para se amarem.

Lúcifer, com aquela qualidade que futuramente iria implantar nos políticos brasileiros, sugeriu timidademente:
- Acho que o Senhor deveria tentar ser amigo do Homem.
Deus já ia dar uma trovejada no futuro capeta, mas, meio triste, ponderou:
- Você não entende, criatura: eu sou PAI e pai NÂO pode ser amigo. PAI É PAI!  Aposto que faço tudo o que o Macaco faz pro Homem, mas, você percebe que isso também é obrigação de pai?  O que me intriga é que o amigo faz porque quer.

- A gente podia ser amigos, né Deus? O que o Senhor acha? – pergunta o interesseiro anjo – O Senhor pode até me chamar de Lu!
Deus nem pestanejou, olhou para o querubim e lascou uma frase, como sempre, sábia:
- Onde já se viu, anjo, Chefe ser amigo de Empregado?  Só na sua cabeça mesmo.
E acrescentou:
- Agora vai, me deixa um pouco sozinho. Vai coMigo (isto é, com Deus!).

E Deus contemplou a amizade, com uma pontinha de inveja (que Lúcifer não nos ouça), mas também com a certeza de que, afinal de contas, o Homem e a Mulher eram bem mais perfeitos do que ELE imaginara.

Crônica: Jorge Marin

4 comentários:

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL