quarta-feira, 28 de agosto de 2013

FALANDO & SÉRIO: NOSSA CAPELINHA DO SÃO JOSÉ


Após ler o bem construído texto de Flavio Ferraz no Facebook, e de ter posteriormente acompanhado atentamente o salutar e democrático debate virtual em função da edificação daquela cobertura metálica ao lado da capelinha do São José, fiquei me perguntando se alguma medida de EQUILÍBRIO, popularmente chamada de MEIO TERMO, não daria um final feliz para a história. 

Por sinal, aqui mesmo no blog já havíamos, no ano passado através de outra foto, tentado chamar sutilmente a atenção para algo que também, aos nossos olhos, já estaria, no mínimo, estranho.

Na oportunidade, abro um pequeno parêntese para comentar certa decepção que tive, quando também, ao fazer uma visita à capelinha de Santo Antônio, ter observado que aquele centenário CORETO não mais existia!  E que, sobre o mesmo espaço, uma cobertura semelhante àquela do São José havia sido construída. Com certeza e da mesma forma, foram muitos os motivos, mas,  lamentavelmente, PERDEMOS AQUELE QUE SERIA O ÚLTIMO CORETO DA CIDADE!

Voltando ao assunto da cobertura metálica ao lado da Capelinha do São José,  e observando a mesma foto, percebe-se nitidamente que a apenas alguns poucos metros da referida cobertura, este anteparo está ocultando METADE da capelinha, e que este “pequeno” e “grande” detalhe está sendo o suficiente pra nos privar de vislumbrar o BELO e o SAGRADO, que ali se encontra, em forma de cartão postal.

Não sei realmente quais as necessidades básicas que o tamanho interno da referida cobertura exigiria, mas tenho absoluta certeza de que uma pequena intervenção lateral de alguns poucos metros seria suficiente para nos trazer de volta tão significativa imagem.

Nessa foto acima, quem sabe os postes da iluminação pública que sobem em direção à capela não estariam traçando uma reta pra nos indicar onde?

Respeitando os argumentos de ambas as partes, fica aí a sugestão.

Foto e crônica: Serjão Missiaggia

                                                      

5 comentários:

  1. Observação excelente a sua,amigo Serjão!Se seguirmos o alinhamento dos postes dá para perceber que a retirada de uma pequena parte da cobertura já daria para voltarmos a ter a visão total da capelinha.

    ResponderExcluir
  2. Até os velhos e emblemáticos coretos, lembranças vivas de nossa
    história, obras de nossos antepassados?
    Darcio

    ResponderExcluir
  3. Dá para ficar angustiada. Tudo isto desapareceu? Não posso acreditar. O que estão fazendo com nossa São João Nepomuceno? Onde está o povo Sanjoanense que não está vendo nada?

    ResponderExcluir
  4. Dá para ficar angustiada. Tudo isto desapareceu? Não posso acreditar. O que estão fazendo com nossa São João Nepomuceno? Onde está o povo Sanjoanense que não está vendo nada?

    ResponderExcluir
  5. Dá para ficar angustiada. Tudo isto desapareceu? Não posso acreditar. O que estão fazendo com nossa São João Nepomuceno? Onde está o povo Sanjoanense que não está vendo nada?

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL