quarta-feira, 7 de agosto de 2013

VIDA BOA


De manhã, no corre-corre do dia a dia, passo pelo quarto do meu filho e o vejo dormindo tranquilamente.  Vem à mente a música do Renato Russo: “gosto de ver você dormir, que nem criança com a boca aberta...”

Mas, ali, naquele momento é mesmo uma criança com a boca aberta.  E nada é mais belo, mais calmo e mais bonito do que uma criança dormindo, no esplendor de sua inocência.  Meu Deus, pergunto, mas qual é o segredo de tamanha paz?

Sento-me na outra cama e fico admirando...  Daqui a pouco, a criança vai acordar e sair correndo pela casa, e falar, e cantar, e bagunçar tudo pela frente.  Quem é pai ou mãe, e presta atenção, percebe que não há maior explosão de felicidade num despertar de criança.

Sem querer tirar qualquer lição de moral da cena (sou apenas um pai admirando o filho dormir), posso intuir algumas coisas: primeiramente, nessa cena não há espaço para emoções conflitivas, como raiva, ciúme, ou mesmo a simples dúvida.

Enquanto nos mordemos de ansiedade, tentando definir qual é a melhor estratégia para conduzir nossas vidas no caminho da felicidade, ou qual é a forma mais eficaz para apagar da memória os sofrimentos do passado, a criança, simplesmente (mente simples?), É feliz!

Penso: será que há um meio de conseguir retornar a essa primitiva inocência e dormir com tanta placidez?  Aí, dou risada, pois me percebo premeditando a naturalidade.

Meu filho acorda: “Bom dia, pai!  Dormiu bem?”.  Digo que sim e, por um momento, tenho plena certeza de que a vida é boa, muito boa...

Crônica: Jorge Marin
Foto: Coffee-Monster, disponível em http://www.deviantart.com/art/sleeping-35977159

2 comentários:

  1. Amigo Jorge
    Capturando e compartilhando as pequenas e importantes belezas do cotidiano.
    Desejo que mantenha a sensibilidade no olhar e a capacidade de se expressar.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo Jorge,

    Eu com minha dificuldade de dormir à noite, vim ao blog, e que texto EXCELENTE. 4:31h da madrugada, com efetuoso abraço,

    César Brandão
    wwww.cesarbrandao.com

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL