Hoje
voltamos a homenagear um leitor, e o homenageado de hoje é o colega blogueiro
Sylvio Bazote, que já escreveu alguns causos aqui no blog, e hoje comanda o seu
historiasylvio.blogspot.com.br . Pois
bem, o Sylvio é um apaixonado por ferrovias e acha, como nós também achamos,
que o trem é um meio de transporte seguro, pouco poluente e... charmoso.
No blog
do colega acima, lemos que a primeira ferrovia do mundo para transporte de
carga e passageiros foi inaugurada na Inglaterra em 27 de setembro de 1825
entre as cidades de Stokton e Darlington.
E também que a primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada em 30 de abril
de 1854, ligando Porto de Estrela a Raiz da Serra.
Mas o
que temos que contar para o Sylvio é que, APENAS DEZESSETE ANOS DEPOIS dessa histórica
ferrovia do Barão de Mauá, o Decreto Imperial de 15 de dezembro de 1871, determinava
a construção de uma estrada de ferro da Estação de Chiador (onde já operava a
Estrada de Ferro Dom Pedro II) para... SÃO JOÃO NEPOMUCENO!
Isso
mesmo, São João estava mais uma vez na vanguarda da história, como pode ser
visto pela nossa inesquecível Estação Ferroviária, hoje transformada em
Rodoviária.
Para
nós, pitombenses, a Estação traz memórias inesquecíveis, pois ali naquele local
e até na Pracinha do Botafogo, bons momentos foram vividos!
Fotos:
Serjão Missiaggia
Texto:
Jorge Marin
Em primeiro lugar quero agradecer a homenagem e a propaganda.
ResponderExcluirCidades como São João Nepomuceno e Juiz de Fora foram pioneiras em desenvolvimento industrial e tecnológico, com fortes perspectivas para se tornarem grandes centros urbanos e... fecharam suas fábricas, perderam competitividade e população. Fica como lucro o fato de manterem uma rotina mais tranquila, característica das cidades menores.
Eu realmente acredido que trem é um trem bão, uai! Não sabia que SJN teve essa moral de receber uma ferrovia tão cedo. Olha a importância que a cidade possuía. Pitomba também é cultura!
Novidade para mim também. Uau!... muito chic.
ResponderExcluirEsta nossa São João é, de fato, especial.
Mika