segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CASOS CASAS & detalhes



Hoje estamos atendendo a uma "encomenda" da Rosa Furiati e mostrando essa maravilha que é o São José.   Maravilha sem exagero nenhum, porque o Morro do São José não é só paisagem ou ponto turístico ou comunidade.  O São José, para quem chega a São João Nepomuceno, é uma metáfora.
Ao subir pela Rua do Sarmento, é como se, ao olhar para o alto, tivéssemos algo para reverenciar.  Um amigo meu costumava dizer: é o Santo, velando por nós!  Gosto da frase, pois velar é o mesmo que ficar de vigília, ou de alerta, assim como o Cristo Redentor no Rio.
Mas, eu acho que vai um pouco mais além: acho que o São José representa o Sagrado.  Isso em tempos onde a dimensão sagrada é tão desvalorizada.  Nada mais é sagrado hoje em dia: nem família, nem Estado, nem Igreja.
Não faço apologia de nenhuma religião, mas acho que o Pai não pode deixar de existir, e fazer parte das nossas vidas: seja ele o nosso próprio pai, ou um Pai que escolhemos cultuar ou, como no caso do São José, o pai terreno do Filho do Pai.

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

8 comentários:

  1. Amei a foto e o comentário. Sem dúvida o São josé é para quem chega uma relíquia que encanta e nos faz sentir orgulho de sermos filhos desta terra.
    Parabéns Jorge Marin, pelos belos textos e ao Serjão pelas fotos!
    Edna Maria Missiaggia Picorone

    ResponderExcluir
  2. amigo jorge, que morro alto meu são josé?... muito bom o texto, muito boas as fotos. parabéns a vc e serjão.
    abraços,
    césar brandão

    ResponderExcluir
  3. Serjão
    Lembro o dia em que planejamos uma pelada no morro do São José. Nosso time atacaria prá baixo.

    ResponderExcluir
  4. Ótima lembrança, grande amigo João! E era no famoso campinho IBIRAPUEIRA! Não esqueço também, daquele famoso poste, que ficava na lateral esquerda nos dando aquela forcinha na marcação. (risos)

    ResponderExcluir
  5. Everson Rezende (via Facebook): Está linda essa foto!!!Eu só não aprovo aquele BARRACO QUE CONSTRUIRAM EM FRENTE A CAPELA!!EITA !!!GENTE SEM NOÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel Loures (via Facebook): tbem nao concordo com o BARRACO construído !!!!

      Excluir
  6. Não estou acreditando no que vejo!...O que é aquilo?...
    O morro é lindo!... E a beleza maior está, exatamente,em ter a Capela de São José no seu ponto mais alto. Admirado por todos pela sua inclinação estupenda e reverenciado pela capela no seu ponto central de visão, faz nossos corações e todo visitante pulsarem ao olharmos para lá.Aquela visão pertence ao povo de São João. Pertenceu aos nossos antepassados e aos moradores antigos; pertence aos que aí moram e às gerações futuras. Aquela beleza não pode se perder.
    Por que fizeram aquilo? De que se trata? Estou de longe e não sei. Ao ver a foto assustei-me. Meu coração doeu...Logo na frente?
    São João, São João querida, cidade Garbosa , o que estão fazendo com você?

    ResponderExcluir
  7. Aquele "barraco" é porque fazem as coisas sem consultar a população.E ficou anti-estético,realmente.A igrejinha era o destaque , a atração principal do morro de São José.Agora não é mais a mesma coisa.Infelizmente.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL