quinta-feira, 30 de junho de 2011

UM GOLEIRO (SE) DEFENDE

Foto de Chico Picadinho, por Pedro Ivo Prates

A principal atividade do goleiro é a defesa, não é mesmo? Mas, às vezes, a coisa passa um pouco dos limites, e a gente se pergunta: meu Deus, já não estou entendendo mais nada! Estou falando do famoso goleiro, acusado de matar a ex-amante e que vem sendo mantido preso numa penitenciária em Contagem. Convidado, pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos, para depor numa audiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, lá chegou ele, todo pimpão, em seu uniforme de presidiário, sem algemas, de braço dado com a noiva, barbeado e de cabelos longos.
Quem leu, aqui no blog, o post sobre sociopatas, não deve ter se espantado com a apresentação do ex-atleta: além de denunciar o delegado e a juíza de direito, chorou dramaticamente, beijou a noiva, exibindo a aliança, desqualificou a falecida mãe do seu filho, e ainda fez ameaças, dizendo que “vai sair da cela de cabeça erguida” e outras bravatas.
A imprensa, naturalmente, cumpriu o seu papel de reproduzir e ampliar as declarações do suposto autor do crime, divulgando opiniões de juristas, psicólogos, ex-policiais e outros experts das artes penais brasileiras. Um autêntico show de defesas, não muito difíceis já que estamos falando de um goleiro, e, se encarado do ponto de vista jurídico, também facilitado e encenado por uma bem treinada equipe de advogados que, utilizando-se da notoriedade do acusado, aproveitaram para tentar mobilizar a opinião pública, o que antigamente se chamava “sacanear”, mas hoje atende pelo nome pomposo de “engenharia social”.
Ou seja, os advogados elaboram um script, ensaiam com o seu cliente, este repete as falas, com lágrimas nos olhos, mansidão no olhar e, pronto: consegue a empatia e a simpatia da massa. O júri popular vai sendo adiado, e adiado, e adiado e, no fim das contas, quem leva a pior mesmo, ou levou, foi a tal moça, que se envolveu com o atleta, e desapareceu sem deixar nenhuma pista.
Meu objetivo aqui não é emitir nenhum parecer jurídico, mesmo porque não tenho qualificação para tanto, nem passar atestado de psicopatia. No entanto, toda esta propaganda só reforça o que foi dito antes: o sucesso dos sociopatas, seja para não pagar pensão alimentícia ou para vencer eleições, é diretamente (repito, diretamente) proporcional à nossa incapacidade para manter esses indivíduos afastados da sociedade. Consternados, insistimos em criar escorpiões e, inevitavelmente, levamos um ferroada. O escorpião ferroa porque esta é a natureza dele, e nós somos ferroados porque nos deixamos envolver por essas criaturas, não só pelos aracnídeos.
Lembro um caso famoso aqui no Brasil, do assassino conhecido como Chico Picadinho que, condenado por matar uma garota de programa em 1966, foi libertado, por bom comportamento, em 1974, e, logo depois, o que fez? Matou outra garota de programa, e, da mesma forma como fez anteriormente, desmembrou-a, cortou em pequenos pedaços, e tentou desfazer-se do corpo, jogando-o aos poucos pelo vaso sanitário. Este sujeito está preso e, quando entrevistado pela especialista em serial killers, Ilana Casoy, questionou-a pelo fato de ser considerado um assassino em série, pois, segundo ele, o FBI só faz esse tipo de classificação para criminosos que tenham matado, no mínimo, três pessoas.
E, desta forma, cada um se defende como pode, e da forma como a maioria de nós faz: colocando a culpa no outro, no mundo, na sociedade e até no senhor das trevas. Um dia, talvez, nos façamos a pergunta principal, a única que talvez valesse a pena se questionar: quando é que vamos, cada um de nós, romper com o condicionamento de milhares e milhares de anos, e resolver, de uma vez por todas, erradicar a violência, a de fora, e a de dentro?

(Crônica: Jorge Marin)

2 comentários:

  1. Me chamou a atenção na declaração desta criatura como ele afirmava ser uma vítima de autoridades e advogados corruptos (o que eu acredito) e que ele enfrentava toda esta situação com a cabeça erguida, pois ele não deve nada a ninguém e não iria incriminar uma pessoa inocente.
    Não deve nada à família da mulher que ele contribuiu no sequestro e assassinato, nem ao seu filho, que terá de ser criado sem mãe. Ao inocente cúmplice do assassinato ele não incriminaria, nem pagou a ninguém, por não ter o dinheiro necessário ou por acreditar que vai se livrar de tudo de forma mais barata, contando com a tradicional incompetência de nosso sistema judiciário.
    Haja cupim neste país para tanta cara de pau...

    ResponderExcluir
  2. CHICO TA QUEIMANDO NO INFERNO UMA HORA DESSAS PODERIA PEGAR PRISAO PERPETUA ATE MORRER DE VELHO.............

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL