sexta-feira, 8 de setembro de 2017

SOMOS TODOS ESQUERDISTAS???


A coluna atrasou um pouco, não sei se pelas comemorações do aniversário do Serjão, ou porque os neurônios meio envelhecidos já não dão conta de publicar duas crônicas na mesma semana.

Mas a pergunta, feita pelo meu filho para sua prova de História, não poderia ser mais fácil. Ou mais difícil: pai, qual a diferença entre esquerda e direita?

A coisa anda tão dividida, e brigada, que acabei me enrolando na explicação. Falei sobre o óbvio: depois da Revolução Francesa, quando estavam bolando a nova constituição, os burgueses, que hoje seriam definidos pejorativamente como “coxinhas”, tiveram um certo nojinho dos pobres, os jacobinos (seriam os petralhas de hoje?), e sentaram-se à direita da assembleia, deixando aquela “gentalha” do lado esquerdo.

Ora, continuei a explicação, como os burgueses tinham uma situação financeira melhorada em relação aos pobres, queriam CONSERVAR a situação do jeito que estava (exceto pela exclusão do poder real), foram também chamados de conservadores, porque sua principal preocupação era a sua própria liberdade (hoje falam em meritocracia). Já os esquerdistas preocupavam-se com a justiça social, que seria a luta pelo direito dos trabalhadores e população mais pobre.

Mais ligado em GTA e Assassin’s Creed do que nessas questões políticas, meu filho, já impaciente, só queria uma resposta resumida:
- Quer dizer que os conservadores querem que a situação do país continue EXATAMENTE como está, pai?
- Isso mesmo, filho?
- Uai, então SOMOS TODOS ESQUERDISTAS, né?

Falo nada.

Crônica: Jorge Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL