quarta-feira, 20 de setembro de 2017

RUA DO VAI E VEM


Foi conversando com um amigo, numa dessas manhãs agitadas de sábados no calçadão, que fiquei a recordar de uma tradição que existia aqui na terrinha. Era o famoso VAI E VEM de pessoas que acontecia sempre aos domingos à noite, exatamente no mesmo local. Não havia o calçadão e a Rua Coronel José Dutra, mais conhecida na época como Rua do Sarmento, abrigava nos finais de semana um número enorme de pessoas, que ficavam a subir e descer a referida via, fazendo o lendário percurso Bar Central - Correios e vice-versa. Um pequeno circuito que se transformava num verdadeiro paraíso dos pipoqueiros de plantão.

Confesso me lembrar apenas do final dessa tradição, pois foi um costume que teve seu auge nas décadas de cinquenta e sessenta, e que veio a se manter firme até início dos anos setenta. Em função disso, e observando a foto que ilustra esta matéria, não saberia dizer se os dias e horários teriam sido os mesmos ao longo de todos esses anos.

Consigo me lembrar que, na ocasião, havia poucas casas noturnas na cidade, fazendo com que nesse local se concentrassem muitos jovens, quase sempre à procura de um namorico ou mesmo uma possível paquera.  
                                        
Mas nem todos optavam em ficar andando, sendo que muitos rapazes preferiam mesmo era ficar em pé frente às portas do Bar Central, Sinuca do Cida, Bar Dia e Noite, apenas proseando e “vendo o bonde passar”.

Um tímido sorriso, uma troca de olhares ou um charme disfarçado sempre aconteciam a cada encontro, até que um bom papo rolava e os pares se achavam. Claro, muita roupa bonita e perfume no ar.

Assim tão bem sintetizou nossa amiga Graça Lima em uma de nossas postagens: “Era a rua dos sonhos de adolescente, não tinha o calçadão e a gente ficava pra baixo e pra cima paquerando”.

Crônica: Serjão Missiaggia
Foto     : Facebook
Trat.foto: Jorge Marin

2 comentários:

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL