quarta-feira, 6 de setembro de 2017

COISAS QUE O SERJÃO ME ENSINOU


Hoje é aniversário do meu parceiro Serjão. Companheiro, cumpadre, comparsa, já nem sei mais o que somos.

Normalmente, nesse dia, que ele chama de “versário”, a gente costuma jogar uns confetes um no outro, tipo de participação nos lucros afetuosos do Blog.

Hoje, no entanto, aproveitando a data, quero deixar registrado aqui o tanto de coisas que aprendi com o Serjão.

Para isso, preciso fazer um pequeno retrospecto: lá nos idos de 1975/76, éramos amigos de encontrar todo dia, ir na casa um do outro, jogar sinuca, futebol e fazer nossas caminhadas semanais.

O que nos separou foi a tal da “carreira”. Acreditávamos, naquela época, e hoje muita gente ainda acredita, numa tal de carreira. Isto é, para “vencer na vida” (outro conceito esotérico e ultrapassado), precisávamos sair de São João. Afinal, era uma cidade pequena que nada poderia nos oferecer.

Enquanto fui vencer na vida (hoje, acho que nem empatei), o Serjão ficou aqui em São João, vivendo a vida.

Quando aposentei, eu pensava que, pelo fato de ter viajado e morado em muitas cidades, feito inúmeros cursos e liderado inúmeras equipes, eu tinha me tornado uma pessoa assim mais evoluída, preparada e “vencedora”, seja lá o que fosse isso. Com uma semana em casa, no entanto, confesso que fiquei meio deprimido.

Dormindo o dia inteiro, desanimado e sem saber bem o que fazer em seguida, recebi o primeiro contato do meu antigo companheiro, dizendo que queria divulgar os causos do nosso querido Grupo Pitomba. Com meus (pequenos) conhecimentos de informática, fundamos o Blog. Ou seja, dei a volta ao mundo, li e aprendi não sei quantas coisas para, depois de aposentado, trabalhar pra quem? Justamente... para o Serjão.

Quando falo trabalhar pra ele, não exagero: ele conseguiu me apresentar, ou melhor, REapresentar a alegria de viver numa cidade do interior, a doçura de viver numa bela casa com a família, de trabalhar ao lado de casa, de poder cultivar plantas, um fantástico pé de caqui, de continuar conhecendo cada tipo de passarinho e de ter, inclusive, criado uma ratazana por um tempo, só por pena de ter que matá-la.

Esse é o Serjão, homem simples, do interior, mas um músico fantástico, poeta, faz-tudo, coração maior que a Montanha dos Núcleos e, como administrador do Blog, um perfeccionista implacável, capaz de localizar, e cobrar, qualquer deslize nas publicações.

Que Deus continue te iluminando, meu amigo! Você me ensinou o que tive que dar muita volta pra aprender: vencer é ter paz. Abração.

Crônica : Jorge Marin
Foto      : acervo do Serjão

2 comentários:

  1. Parabéns Serjão e obrigada por vc ser esse homem maravilhoso , um pai carinhoso , um marido dedicado , um genro afetuoso e um cunhado fantástico . Obrigada por vc ter se dedicado tanto aos meus pais quando eles precisaram de vc , eu queria te dizer isso faz tempo . Muitas felicidades e Deus te abençoe . Beijo grande no seu coração !!! Cléa

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL