quarta-feira, 9 de novembro de 2016

UMA LENDA UM HERÓI


Acredite quem quiser, mas qual não teria sido minha surpresa ao chegar à varanda, e ver estacionada próxima à minha casa, uma daquelas antigas CARROÇAS acompanhada de um dócil animal. Coisa rara de se ver nos dias atuais, fato este que me levou, inevitavelmente, a lembrar de nosso heróico DADÁ LIXEIRO. Lamento que muitos não tenham chegado ao menos a conhecê-lo, pois foi uma pessoa extremamente SIMPLES, TRABALHADORA e que marcou muito uma época.

Com sua estatura baixa, pernas arqueadas, andar campesino e sob a proteção de um imenso sombreiro de palha e uma enorme botina, marchava com sua folclórica carroça e um velho burro, a recolher de porta em porta, o lixo da cidade.

Pendurada na carroça seguia com ele uma vassourinha, e com ela varria cantinho por cantinho das ruas e praças por onde passava. Sinceramente, ainda hoje fico pensando como conseguia tal façanha de percorrer sozinho e dar conta do recado de toda uma cidade.

Nem mesmo as mudanças climáticas o impediam de realizar seu árduo trabalho, pois, sob o agasalho de uma enorme capa preta de chuva jogada sobre os ombros, caminhava sempre em frente, como se nada estivesse acontecendo.

Interessante é que não havia a cultura dos lixos depositados nas calçadas, sendo que a população, de maneira bem disciplinada, esperava a passagem da carroça para que pudesse entregá-lo pessoalmente.

E era dessa forma que, por décadas, na companhia de Deus, seguia percorrendo cada canto da garbosa cumprindo sua difícil e digna missão.
      
Se ainda não há uma RUA em seu nome, vai aí uma sugestão.

Crônica e foto: Serjão Missiaggia

3 comentários:

  1. Lembro-me perfeitamente desse grande homem, eu ainda molequinho ele passava e tirava um tempinho pra brincar com a gente.Muita saudade daquele tempo.

    ResponderExcluir
  2. Dígna sua sugestão, ele merece esta homenagem.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL