sexta-feira, 4 de março de 2016

LULA E OS IDIOTAS


Normalmente, procuro manter as notícias e as polêmicas sobre política longe do Blog porque temos, eu e o Serjão, um compromisso, que não deixa de ser uma posição política, de enaltecer, divulgar e incentivar esse sentimento tão próprio de nossa cidade que é o ORGULHO DE SER SANJOANENSE.

No entanto, face à gravidade dos acontecimentos de hoje, e como somos também um site de cultura, não posso deixar de falar sobre a prisão do Lula. Sei que não é prisão, é condução coercitiva. Mas pra mim, mineiro ressabiado, um bando de brutamontes bater na minha porta às sete da manhã e me colocar num carro pra me levar à força pra depor na delegacia, eu acho que é prisão sim, e violenta.

Mais uma vez, como acontece com essas notícias muito divulgadas na mídia, a reação das pessoas foi muito passional, bem parecida, aliás, com o que acontece na nossa cidade na época das eleições. Imediatamente, os adversários políticos do Lula fizeram um alarde, pregando o impeachment, o fim da corrupção e a morte do Partido dos Trabalhadores. Por outro lado, os petistas alegam uma tentativa de golpe das elites, uma midiatização da justiça e uma condução política para denegrir a imagem do ex-presidente.

E é isso que me preocupa, esta polarização. Porque, para funcionar, a democracia precisa que o país caminhe, e produza. E isso é particularmente grave no resultado da última eleição em que a candidata eleita teve 54,5 milhões de votos contra 51 do seu oponente.

A democracia, é bom que se diga, é um regime extremamente difícil de funcionar. Porque ser democrático implica, por exemplo, em aceitar a candidatura de pessoas cujo lema de campanha é fechar o Congresso. Além disso, é importante lembrar que a existência da democracia NÃO garante a honestidade dos políticos!

O que também não garante, mas, pelo menos, cerceia a desonestidade, a canalhice e a putaria hoje reinantes é somente uma coisa: é o NOSSO VOTO.

Ouvi hoje o dia inteiro muita gente dizendo: ah, prenderam o Lula, agora a coisa vai, o país vai crescer, vai acabar a corrupção, o dólar vai subir e o país vai voltar a ser respeitado. Ou seja, o pessoal do outro partido é confiável, honesto e digno de confiança. Se fossem políticos novos, que nunca tivessem exercido NENHUM cargo, eu calaria a minha boca. Mas o outro lado é cheio de pessoas sabidamente corruptas, safadas e aproveitadoras. O que leva a crer que o voto, coitado, mais uma vez vai cair na lama.

Independentemente dos excessos cometidos hoje contra Lula, ou de alguma prova que possa surgir para condená-lo, é preciso começar a pensar no nosso próximo voto com INTELIGÊNCIA, não na base do preto ou branco, vermelho ou amarelo, civil ou militar. Quem sabe um bom começo não seria votar naqueles que NUNCA estiveram no poder antes?

Crônica: Jorge Marin

4 comentários:

  1. Não achei a condução de Lula para depor nenhum ato de violência e sim um ato de democracia. Ele é um cidadão comum como todo brasileiro.
    Não foi um caso isolado pois junto com ele, vários outros foram convocados.
    A PF não poderia ficar esperando a hora que ele quisesse depor para deflagrar uma operação, cujos depoimentos tem que ser tomados juntos para evitar que combinem respostas, atos típicos desta gente, principalmente petistas.
    Muito certa a ação da PF, agindo dentro da lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Silvio Heleno, fica aqui registrada a sua opinião e argumentação.

      Excluir
  2. Este blog não combina com política . Sempre vai ter alguém que vai achar que vcs estão tomando partido. Pronto falei !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa, Cléa. Como eu disse no começo da postagem, procuramos manter o Blog distante das polêmicas políticas. E muitas vezes, consideramos a "política" um elemento perturbador, desagregador, chato, uma coisa que "eles" fazem lá fora. Só que, aqui no Blog, falamos de problemas, seja da nossa querida cidade, e também de problemas ou questões pessoais nossas. E a solução destes problemas (se é que existe) depende de escolhas, e estas, na maioria das vezes, são políticas, porque relacionadas aos outros. Então, resolvi trazer esse tema, até mesmo para mostrar que há inúmeras escolhas, além do vermelho e do amarelo. Mas, a nossa política é, e será sempre, curtir as belezas, os momentos e a vida boa de nossa terrinha. Obrigado por expressar sua opinião.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL