sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

FORMAS DE SER INFELIZ EM 2015


Cansado de passear pelas bancas e livrarias, principalmente de rodoviárias e aeroportos e, literalmente, tropeçar nos milhares de livros de autoajuda, resolvi lançar, aqui no BLOG, o primeiro Manual Brasileiro de Autossabotagem.

Todos sabemos que os manuais de autoajuda funcionam muito bem... para os seus autores, que ficam ricos e famosos. Como não tenho a pretensão de ficar rico (talvez só um pouquinho) nem famoso, vou investir nesse projeto. Pelo menos terei a certeza de que, se as pessoas seguirem o meu manual, e não tiverem sucesso, não ficarão mais infelizes, nem frustradas.

Regra número 1 para ser infeliz em 2015: ACREDITE QUE, NO ANO QUE VEM, TUDO VAI MUDAR PARA MELHOR! – Não vai. As coisas não mudam para melhor só porque você quer. A única coisa que, com certeza, vai mudar em 2015 é a sua idade: você estará um ano mais velho.

Número 2: RENOVE SUAS ESPERANÇAS! – A esperança, na verdade, é uma forma de se alegrar com uma coisa que ainda não aconteceu. Assim, se você vai com sua família para Cabo Frio, todos respiram aquele clima de esperança em altas diversões. No entanto, lá no fundo, viaja, junto com vocês, a outra face da esperança: o MEDO, que, por sua vez, é uma forma de se entristecer com uma coisa que ainda não aconteceu (Um acidente? Chuva? Tsunami?). Assim, renovar suas esperanças é também renovar seus temores.

Número 3: REINVENTE SUAS MOTIVAÇÕES! – Aqui temos uma forma de unir o impossível ao improvável. Primeiramente, é pouco provável que alguém consiga SE motivar. Ou seja: meu pai morreu, estou desempregado e minha mulher me deixou. No entanto, devo encontrar uma forma de ME motivar. Como? Não seria mais lógico viver o luto dessas perdas e, simplesmente, viver a vida sem ter que, em meio a dores terríveis, buscar bons motivos para vivê-la? Quanto à reinvenção, acho uma palavra infeliz no vocabulário, pois, ou você inventa (o que é dificílimo), ou você copia.

Número 4: ORE, POIS DEUS PROVERÁ! – Aqui temos um contrassenso, pois, ainda que sejamos religiosos e profundamente confiantes na Providência Divina, é lícito supor que possamos continuar vivendo da mesma forma como sempre vivemos e que, porque pedimos, Deus vá se converter num tipo de garçom universal e nos atender prontamente?

Número 5: PLANEJE CUIDADOSAMENTE OS OBJETIVOS DA SUA VIDA! – Essa é uma das regras mais imbecis para quem deseja, realmente, ser feliz, provavelmente escrita por uma pessoa que adora participar de reuniões e coordená-las. Planejamento de vida, além de ser uma tarefa que você executa enquanto os outros vivem a vida, leva, invariavelmente, à frustração: se você não atinge suas metas, fica frustrado; se atinge, fica entediado.

Dessa forma, o que desejo a todos vocês, em nome do BLOG, é: NÃO sigam essas regras! Aliás, não sigam nenhuma regra! Passagem de ano é momento de se desregrar, não loucamente (a não ser que você JÁ seja louco), mas de uma forma pessoal, calma e selvagemente humana!              FELIZ 2015!

Crônica: Jorge Marin
Foto      : Disgruntled Baker, disponível em https://www.flickr.com/photos/disgruntledbaker/with/10159705196/

2 comentários:

  1. E vamos catando cavaco, nos equilibrando e seguindo em frente, tentando manter uma boa perspectiva do horizonte para onde vamos, com ocasionais olhadas para trás para lembrar de onde viemos e o que deixamos.
    Vida loucamente maravilhosa esta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, Sylvio, que já fez parte de várias bandas, sabe que, quando o assunto é arte (e viver é uma arte) não há como não improvisar, mergulhar, voar.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL