quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

UM PRESÉPIO INESQUECÍVEL


Ano passado, tive a felicidade de rever, depois de várias décadas, algo que muito marcou minha infância e com certeza a de muitos outros pequeninos.

Tudo começou dias após o Natal de 2013 ao encontrar-me na rua com o Sr. Tininho e ter-lhe perguntado por onde andaria aquele incrível e encantador presépio de Natal, presépio este que, com suas imensas imagens, era artisticamente e com muito carinho montado na varanda de sua casa. Algo que encantava e seduzia a imaginação de todos que por ali passavam, principalmente aqueles que se dirigiam à Igreja Matriz.

Foi quando ele me convidou para, horas depois, ir a sua casa, pois, juntamente com sua simpática irmã Demi e o referido PRESÉPIO (que acabara de ser montado), estariam à minha espera. E assim foi. Horas depois, já com minha superdigital em punho, lá fui eu, atônito e tomado pela ânsia,  reencontrar  aquele que teria sido, juntamente com um outro lindo e inesquecível presépio (que minha irmã Mika sempre montava em nossa casa), o meu PRESÉPIO de criança!

Ao chegar, procurando de imediato bater algumas fotos, percebi instantaneamente que aquela mesma magia ainda estava ali, e que a simplicidade das imagens do Menino Jesus na manjedoura, junto a Maria e José, continuava a nos fascinar e a transmitir os mais puros sentimentos de paz e amor.

Momentos de recordações... Emoções e alegria!
Das canções e poesias... Natal NASCEU JESUS!
E o tempo eternizou a mais linda sinfonia,
Infinita melodia, que ainda hoje, nos encanta, nos aquece e nos conduz.

Quem me dera ser menino,
Ao Natal poder voltar,
Adormecer... Assim sonhar!
Reencontrar a fantasia, desvendar a luz do dia,
Os presentes de meu PRESÉPIO de Natal.

Em nome do blog desejo um FELIZ NATAL a todos!!! Obrigado Sr. Tininho e dona Demi, por esse momento mágico que pude reviver.


Crônica e fotos: Serjão Missiaggia

3 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa de manter viva tradições positivas como a montagem de presépios! Legal também que o Serjão consiga manter a emoção ao (re)viver momentos tão necessários quanto íntimos, que impedem que a amargura e desesperança se tornem as lentes através da qual enxergamos a vida.
    Parabéns também ao Tininho e à Demi pela persistência da montagem e generosidade da acolhida.

    Com um pouco de sorte e otimismo, o presépio deste ano vai influenciar as crianças de hoje a montarem os seus daqui a algum tempo.
    Sei que tem gente que acredita que isso é uma bobagem, que não muda nada, mas acredito que atitudes como essa tornam a rotina menos árida, lembrando que há pessoas que compartilham sua fé numa espiritualidade, em algo maior e melhor do que o esforço pela sobrevivência e a satisfação das necessidades básicas e vontades supérfluas.
    Acredito que um povo sem tradições é manipulado e enganado mais facilmente, perdendo tempo e energia que poderiam ser usados na construção de uma sociedade melhor. Que venham então mais presépios, folias de reis, festas de São João, Cosme e Damião e outras tantas agradáveis e úteis "bobagens"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Sylvio, que venham as "bobagens", pois as pessoas que se levam muito a sério conseguiram produzir uma sociedade absolutamente egoísta, autocentrada e fria.

      Excluir
  2. Serjão, lembro-me muito bem deste presépio. Naquele tempo, íamos de casa em casa visitando presépios.
    Magia pura! Sabe que ainda tenho algumas peças( as principais do meu presepinho? Eu adorava a chegada do Natal, quando Edna montava, com nossa ajuda, aquele lindo presépio.
    Ainda hoje, armo este presépio. Natal é Ele, Ele é o Natal e não o Famoso Papai Noel do comércio.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL