sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

O FIM DO FEMINISMO


Me lembro que, outro dia mesmo, vínhamos saindo do portão da Casa Leite, depois da escola, quando um coleguinha esbaforido veio trazer a novidade:
- Gente, gente! As mulheres agora não vão mais usar sutiã. Minha tia falou que elas estão queimando todos eles lá nos Estados Unidos.

Meninos entre dez e treze anos, cada um de nós teve uma reação. O primeiro perguntou:
- E daí? Eu não uso essa porcaria – enquanto o Zé Carlos, um repetente grandão que vivia aprendendo coisas com a gente, disse:
- O que que é sutiã?

Eu e o Afonso, que acabara de trazer a notícia, começamos a fazer nossas considerações sobre a novidade, quando o quinto participante do grupo, o Robertinho, que era tido como namorador, chegou à conclusão que todos queríamos:
- Puxa vida, no mês que vem, quando sairmos de férias, vou pedir ao meu pai pra levar a gente na praia! – todos aplaudimos e, a partir daquele dia, nosso assunto preferido passou a ser a praia. As meninas descobriram nossa questão social e, como sempre irritantes, disseram que éramos uns estúpidos e que aquele movimento era o FEMINISMO, feito, justamente, para elas não terem que aturar os ignorantes, ou seja, os meninos.

O fato é que, quase cinquenta anos depois, um passeio pelas ruas das cidades causaria arrepios, tanto nas inteligentes meninas quanto nos estúpidos e ignorantes nós. Idealizado como um movimento contra a dominação de um gênero sobre o outro (na época, costumávamos ter apenas dois), o feminismo foi confundido, ou mal interpretado, como uma guerra de poder, na qual o gênero vencedor passaria a dominar o outro.

É lógico que estou generalizando, mas o que percebo hoje é uma “machização” da sociedade: as mulheres não apenas ocuparam a maioria dos espaços antes dominados pelos homens, como passaram a adotar, infelizmente, os piores tipos de comportamento que os homens expressam: grosseiras, barulhentas, bêbadas, muitas se vangloriam no Facebook, entre palavrões, que cobriram a desafeta “de porrada”, enquanto, no trabalho, mandaram aquela chefa ridícula ir tomar...

A coisa assume um contorno tão concreto, que o que era para ser uma discussão justa transforma-se em atos no mínimo controversos: uma ex-atriz pornô, filha da cantora conhecida em nosso tempo como a Rainha do Bumbum, não satisfeita em assumir a sua homossexualidade (também justa e saudável), resolve remover cirurgicamente os seios para, segundo ela, correr livre e sem sutiã pela praia.

Ou seja, o tal do feminismo acabou se transformando num pesadelo machista para as mulheres, que agora têm de tirar, literalmente, os peitos fora. O pior foi para nós, meninos da década de 70, que continuamos trocando lâmpadas e abrindo vidros de palmito, e já estamos morrendo de medo de ir na tal praia!
  
Crônica: Jorge Marin
Foto     : disponível em http://archive.freep.com/article/20140501/NEWS05/305010090/Rosie-the-Riveter-s-Willow-Run-Bomber-Plant-saved-from-wrecking-ball

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL