quarta-feira, 2 de julho de 2014

POSTE MORTAL - Capítulo 3 - FINAL!



Dedo enfiado no poste. O sol a pino...

A esta altura do campeonato, o suor já pingava no chão. Então, entre licenças e “abre caminho”, chega Dona Zélia, também moradora da rua, trazendo-me gentilmente, água com açúcar, bolachas e algumas palavras de consolo. Vendo-me comprimido por tantas pessoas, anunciou-me que estava quase na hora de começar um dos últimos capítulos da novela das oito e que a coisa ali ia serenar um pouco, pelo menos, durante a novela. Nessa hora, já sem esportiva, perguntei:
- Dona Zélia, a senhora tá achando que vou ficar aqui até que horas?!

Entre risos, um senhor que não conheço começou a pedir que as pessoas se afastassem um pouco por causa do calor, mas ninguém queria de forma alguma arredar o pé, e olhem que a novela já havia até começado!
O engraçadinho da cavadeira, que estava há algum tempo quieto até demais para o meu gosto, manifesta-se novamente do meio da multidão e, com uma pequena torcida organizada, erguia as mãos para o alto e, em coro, gritava freneticamente:
- Cavadeira!...Cavadeira!...Cavadeira!

Em meio ao alvoroço, os ânimos começaram a se exaltar e, “num ranca, num ranca, ranca, num rança”, comecei a me desesperar.
Para piorar ainda mais a situação, o Mota Soares, meu amigo das peladas de fim de semana e fanático botafoguense, passa pelo local e, mesmo vendo-me naquela situação, ainda teve a petulância de perguntar se por acaso eu não havia ficado sabendo o resultado de Botafogo e União de Araras. O pior de tudo é que o Mota é meio gago. Aí vocês imaginam o-o-o-o-o de-e-e-e-sespero...

Eu já estava prestes a entrar em pânico. Um calafrio percorreu todo meu corpo. Falaram em serrar o poste, cortar meu dedo e, quando o caso parecia mesmo sem solução, eis que surge, inesperadamente, um enviado das alturas, carregando em suas mãos, a poção mágica e grandiosa, conhecida por nós, simples mortais, pelo nome de “sabão”. O velho e eficiente sabão que, misturado com um pouco de água, foi aos poucos e lentamente retirando o quase desfalecido e inchado dedão.

Então, sob uma calorosa salva de palmas, fui rapidinho procurando meu rumo, não sem antes ver, ou melhor, cruzar com um carrinho de pipocas e um menino vendedor de picolés que, apressadamente, dirigiam-se ao local, na expectativa de faturarem às minhas custas. Haviam sido informados que ali o movimento prometia muito. Desta pelo menos eu escapei!!!

Mais noticias de meu drama, convido você, leitor, a procurar nos noticiários da época. Este é um dos muitos causos do século passado e que hoje, infelizmente, nem mesmo o traiçoeiro poste ficou pra contar. Até pouco tempo ainda estava ele no mesmo lugar, frio e impassível, como a que a esperar por um novo e distraído DEDÃO.

Por isso, quando passarem próximo a um desses e a tentação aguçar, feche as mãos, ou as coloque no bolso, pois o buraco, também, PODERÁ TE PEGAR.

Crônica e foto: Serjão Missiaggia

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....ótimo causo...o desfecho foi bom, porém o encontro com os mocinhos da pipoca e picolé foram hilários, dignos de peça de teatro...aliás seria uma ótima peça não devendo nada para as que se apresentam na Broadway.

    ResponderExcluir
  2. São essas aventuras (e desventuras) que dão estilo e personalidade a uma vida, talvez uma geração.
    Ê trem bão ver histórias como essa neste blog...

    ResponderExcluir
  3. Brigadu, gente! Hoje a coisa tá bunita, e coisa e tal. Mas o Serjão, quando chegou em casa, estava mais branco do que dente de fantasma no sol. Se é que isso existe.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL