sexta-feira, 4 de julho de 2014

ENVELHECEMOS ???


Conversando com uma amiga de São João, recebo uma declaração óbvia, tão óbvia que eu nem havia notado:
- É, Jorge, envelhecemos.

Ela ainda afirma que o fato de ter ficado velha é um dos motivos pelos quais não vai mais a São João. No entanto, vejo diante de mim uma mulher que, é verdade, pode ter vivido até alguns anos a mais do que eu, mas não é absolutamente velha: energética, bem vestida, ágil e inteligente. Velhice, pelo que eu me lembro, implicava em uma certa decrepitude, até mesmo um pouco de decadência ou senilidade.

Não se trata de querer bancar o gatinho ou a gatinha, mas os sexagenários de hoje trabalham, estudam, fazem ginástica, passeiam e namoram. Estas atividades são bem diferentes, até antagônicas daquele conceito de “velho” que vejo aqui no dicionário: “que é desusado ou gasto pelo uso”.

Meu pai, quando o chamavam de velho, dizia: “velho não, vivido!”. E acho que ele estava totalmente certo porque não há como negar a passagem do tempo: hoje quem vai a São João se assusta com o trânsito, com o número de pessoas nas ruas, já não há meninos “batendo pelada”, automóveis são às vezes recebidos a tiros conforme lemos no Face.

Mas, gente, é a nossa São João! Nem melhor nem pior do que no “nosso” tempo de meninos. Da  mesma maneira que nós, meninos hoje mais vividos, continuamos os mesmos, nem piores, nem melhores.

Quando criamos o Pitomba BLOG, eu e o Serjão, embora não tivéssemos na época esta clareza, queríamos o seguinte: mostrar as coisas maravilhosas que a cidade teve e TEM, e registrar, em forma de um diário, as vivências fantásticas que vivemos (principalmente na época do Grupo Pitomba), mas que CONTINUAMOS vivendo neste veloz século XXI.

Por isso, quando ouço alguém da minha idade se reconhecer “velho”, fico meio bolado, pois, na minha cabeça, velho parece uma coisa empoeirada, enquanto nós, vívidos e vividos, estamos impregnados de VIDA.

Crônica: Jorge Marin
Foto: Piero de Marchis, disponível em https://www.flickr.com/photos/pierodemarchis/

2 comentários:

  1. Juventude é um fato cronológico!
    Jovialidade é um estado de espírito (independentemente da idade)!
    ...
    Indiscutível é o fato do Mick Jagger ser um pé frio de marca maior.
    Deem uma camisa da Argentina para esse senhor usar em todas as futuras copas do mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, Sylvio, sua teoria se revelou incorreta, pois, nos 7x1 contra a Alemanha, Titia Jagger não estava usando a camisa do Brasil.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL