segunda-feira, 31 de março de 2014
CASOS CASAS & detalhes
Saindo da Praça do Botafogo em direção à Praça Carlos Alves, uma construção, historicamente integrada à paisagem urbana, nos chama a atenção: é o Prédio do Vestin Barbosa, um dos primeiros edifícios de apartamentos da cidade.
Sua arquitetura de formas retas e planas chega a ser um atrevimento entre o estilo art nouveau das curvas da casa do Dr. Leacyr e os pilotis modernistas do Fórum Ananias Varella de Azevedo. No entanto, não se sabe como, o edifício surgiu como um ponto de equilíbrio entre as diferentes tendências, e ali se estabeleceu.
Esta postagem é uma demanda antiga do meu irmão, Marcos Marin, que sempre disse ser um absurdo postarmos fotos e fotos de São João, mas omitirmos o velho "Vestin". Taí, brother!
Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Dou um doce para quem descobrir quem projetou este edifício.
ResponderExcluirInforma pra gente, Nilson, pois também não sabemos.
Excluirnilson magno batista 14 de abril 2014 - via e-mail: Caro Serjão, o responsável pelo projeto (inovador na época) de construção do Edifício Woestin Barbosa (parece que é assim que se escreve) foi o Sr. Fany Almada, que era de Leopoldina e casado com uma são-joanense de família tradicional da qual não me lembro o nome no momento. O único edifício da cidade onde existe circulação de ar por todos os lados, assim como a recepção da luz solar. Porém as escadas são estreitas,mas para um projeto feito há tantos anos, merece respeito pelos detalhes positivos que apresenta. Sou fâ do edifício desde a infância e realmente ele se tornou uma das marcas registradas da nossa cidade.Abraço!.
ExcluirObrigado, amigo Nilson, valeu pela aula!
Excluir