segunda-feira, 31 de março de 2014

CASOS CASAS & detalhes




Saindo da Praça do Botafogo em direção à Praça Carlos Alves, uma construção, historicamente integrada à paisagem urbana, nos chama a atenção: é o Prédio do Vestin Barbosa, um dos primeiros edifícios de apartamentos da cidade.

Sua arquitetura de formas retas e planas chega a ser um atrevimento entre o estilo art nouveau das curvas da casa do Dr. Leacyr e os pilotis modernistas do Fórum Ananias Varella de Azevedo. No entanto, não se sabe como, o edifício surgiu como um ponto de equilíbrio entre as diferentes tendências, e ali se estabeleceu.

Esta postagem é uma demanda antiga do meu irmão, Marcos Marin, que sempre disse ser um absurdo postarmos fotos e fotos de São João, mas omitirmos o velho "Vestin". Taí, brother!

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin


4 comentários:

  1. Dou um doce para quem descobrir quem projetou este edifício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informa pra gente, Nilson, pois também não sabemos.

      Excluir
    2. nilson magno batista 14 de abril 2014 - via e-mail: Caro Serjão, o responsável pelo projeto (inovador na época) de construção do Edifício Woestin Barbosa (parece que é assim que se escreve) foi o Sr. Fany Almada, que era de Leopoldina e casado com uma são-joanense de família tradicional da qual não me lembro o nome no momento. O único edifício da cidade onde existe circulação de ar por todos os lados, assim como a recepção da luz solar. Porém as escadas são estreitas,mas para um projeto feito há tantos anos, merece respeito pelos detalhes positivos que apresenta. Sou fâ do edifício desde a infância e realmente ele se tornou uma das marcas registradas da nossa cidade.Abraço!.

      Excluir
    3. Obrigado, amigo Nilson, valeu pela aula!

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL