Muita gente que passa pela Rua Barão de São João Nepomuceno, tanto em São João, como em Juiz de Fora, pode ficar pensando que esta pessoa, o Barão de São João Nepomuceno, tem algum tipo de envolvimento com a nossa cidade. Mas, na verdade, não tem muita coisa, a não ser que esse barbacenense, nascido em 1807, foi presidente da província de Minas Gerais, o mesmo que governador hoje.
Na escala de nobreza, os barões constituem a base da pirâmide. Embora o Barão de João Nepomuceno tivesse o mesmo nome do imperador, Pedro de Alcântara, era apenas um súdito leal e rico, ou seja, um político.
Na época do segundo império, o grande foco da economia brasileira eram as ferrovias. Trem é o que havia de mais moderno e a EFUM - Estrada de Ferro União Mineira, concorrente da nossa Leopoldina, era dirigida pelos três barões: o de Juiz de Fora, o de Santa Helena e o de São João Nepomuceno, o citado Pedro de Alcântara Cerqueira Leite que, no final de sua vida, foi para a sua fazenda no município de Simão Pereira.
A NOSSA Barão de São João Nepomuceno é, com certeza, mais interessante.
Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin
Nenhum comentário:
Postar um comentário