quarta-feira, 19 de junho de 2013

VEJO VOCÊS NA MANIFESTAÇÃO!!!


Meu filho vem me encontrar na saída da escola meio esbaforido: pai, amanhã você tem que me buscar mais cedo, pois tem manifestação e vai ficar muita gente na rua.  Pra testar pergunto: mas o que é que essa manifestação?  E ele, na lata: ah pai, é um bando de gente lutando pelos direitos deles.  Corrijo: não, filho; é pelos direitos nossos.

O fato é que é muito bom ver esses jovens – e também os não tão jovens – nas ruas manifestando sua indignação e seu descontentamento que, afinal, é a nossa indignação e o nosso descontentamento.  Mas o que é que essa gente toda quer? – perguntam.  Na verdade, eu não sei, e creio que muita gente não sabe.  Mas uma coisa está clara: ESSA GENTE TODA BRASILEIRA ESTÁ MOSTRANDO QUE SABE O QUE NÃO QUER.

O povo, talvez tardiamente, está começando a perceber que a grande preocupação dos políticos que nos governam NÃO é o nosso bem estar.  A grande preocupação consiste em ocupar o poder. Assim, o PT, um partido nascido de uma coalizão histórica entre operários, intelectuais, religiosos e vítimas da ditadura, tem uma grande preocupação: reeleger a presidenta.  Por outro lado, o PSDB, um partido de vocação neoliberal e globalizante, também tem uma preocupação enorme: diminuir a popularidade da presidenta e eleger o seu candidato.

Alguém falou de povo, de saúde, de educação ou de honestidade?  Não.  Na verdade os marqueteiros de plantão já têm as cartilhas, com as chamadas, os spots e os slogans para uso na TV.  Cabe a nós, o povo, idiotas históricos referendar essa farsa que chamam democracia.

Não é que eu não queira democracia.  Eu quero muito a democracia, mas não ESSA democracia, pré-fabricada, globalizada, pasteurizada e mentirosa.  E torço para que todas essas pessoas que estão indo para as ruas, ao chegar o dia de votar, não votem nessa dicotomia já testada e reprovada.  Procurem uma terceira, uma quarta, uma quinta via, ou, na pior das hipóteses, nem votem!

Entre uma esquerda vendida e uma direita que não se assume, o melhor é “perder” um tempinho, pesquisar os candidatos, principalmente se não se trata de “políticos profissionais” ou “filhinhos de papai políticos”.

Enquanto isso, entre lobos vestidos de cordeiro, e lobos arrependidos, o melhor que nós, cordeiros, podemos fazer é isso mesmo: ir pra rua e... berrar!

Crônica: Jorge Marin

2 comentários:

  1. Torço para que as conquistas imediatas como baixar tarifas de ônibus e atenção à baixa qualidade do transporte público se tornem conquistas mais demoradas e importantes, como leis bem feitas e aplicadas, menos impostos e foco na ética e eficiência dos administradores públicos.

    ResponderExcluir
  2. E o bom, Sylvio, é que algumas conquistas já começam a aparecer como, por exemplo, a derrota do famigerado PEC37. Embora digam que é devagar que se faz o caminho, umas sacudidas, às vezes, são necessárias. Abração.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL