segunda-feira, 8 de abril de 2013

CASOS CASAS & detalhes




Marco da paisagem urbana de São João Nepomuceno, o Fórum leva o nome do Desembargador Ananias Varella de Azevedo, magistrado que, segundo o Professor Paulo Roberto de Gouvêa Medina, foi o que por mais tempo exerceu a judicatura na cidade.  Segundo o historiador, o referido juiz permaneceu na cidade por 16 anos e cinco meses, de setembro de 1924 a fevereiro de 1941.  Após sua aposentadoria, do Tribunal de Apelação, voltou à cidade, onde passou o resto de seus dias, legando-nos a sabedoria, o brilho e a honradez na figura do seu filho, também juiz, o Dr. José de Castro Azevedo.

Além das reminiscências históricas, é impossível lembrar do passado em São João sem uma referência ao Fórum: difícil um cidadão sanjoanense que não tenha brincado naquela praça quando criança, ou namorado na juventude, ou encontrado com os colegas aposentados.  Ali, justiça e paz se combinam, misturam-se e ignoram a passagem do tempo.

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

3 comentários:

  1. Gostei muito do relato e como disse Jorge Marin, " Ali, justiça e paz se combinam" Parabéns ao fotógrafo e ao escritor. Edna Maria Missiaggia Picorone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Edna. Ao fazer o pequeno texto do fórum, me lembrei, com saudade, desse tempo em que, crianças, podíamos correr livres pelas escadarias do fórum e onde a única preocupação parecia ser a de crescer como pessoas de bem. Era bom, muito bom.

      Excluir
  2. Muito bom mesmo: Tanto o texto quanto as fotos.
    Lembranças são muitas. Fecho os olhos e aí me encontro, batendo papo com as amigas, namorando, vendo algum preferido passar e como disse , até em criança me vejo. Brincando, correndo, chupando picolé etc.
    A gente sai de São João , mas São João nunca sai de dentro de nós.
    Minha cidade querida, meus amigos, meus familiares, vizinhos, professores...
    Sempre saudades
    Mika

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL